Está aqui
Vem aí a 2ª fase da Requalificação da Ribeira de Sassoeiros
Esta tarde, foi assinado o ato de consignação que dará o mote para o início da segunda fase de requalificação da Ribeira de Sassoeiros, com um investimento de cerca de 1,4M€ da parte da autarquia.
Após uma primeira fase, onde o leito da Ribeira foi regularizado através da criação de bacias laterais de amortecimento, da requalificação das margens através do reforço da galeria ripícola e do estabelecimento de percursos pedonais, chega agora a segunda fase da Requalificação.
A nova intervenção, que corresponde aos troços 8, 9 e 10 da Ribeira de Sassoeiros, abrange até 850 metros da sua extensão, tendo como principal objetivo o posicionamento da Ribeira enquanto um corredor ecológico estruturante e ligação linear que permita a conexão de vários locais do município. Para além disto, a intervenção estratégica tem em vista a melhoria das condições de escoamento da ribeira e da qualidade do espaço urbano.
Ainda assim, como aponta Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, há muito mais nesta requalificação para além da prevenção de cheias e catástrofes climáticas. “Esta não é só uma intervenção para o caso de cheias e grandes chuvadas, mas também para devolver as ribeiras às populações. É isso que estamos aqui a fazer”, refere.
Desta forma, a valorização pretendida passa pela requalificação da ribeira, através de um conjunto de técnicas que permitam o restauro do ecossistema ripícola e a recolonização pelas comunidades que lhe estão naturalmente associadas, aliadas ao cumprimento de funções de recreio e lazer das populações.
CMC | AL | BN | LB