Está aqui
Especialistas da bioengenharia em Cascais | 'Cascais World Forum' no Centro Cultural até amanhã
No Cascais World Forum participam profissionais ligados à engenharia natural, requalificação/renaturalização de espaços degradados e corredores verdes, solos, biodiversidade e outras Ciências da Terra. Estão representados países como Brasil, Estados Unidos, Suíça, Itália, Espanha e Alemanha. A conferência tem como objetivo criar um debate privilegiado entre especialistas, que irão discutir soluções eficazes em bioengenharia, relações entre ecossistemas e paisagens, respostas para os desequilíbrios da natureza e as políticas envolvidas na restauração do solo e gestão paisagística.
Nos últimos anos Cascais tem-se destacado na área da bioengenharia, nomeadamente com intervenções na Cresmina - onde o sistema dunar tem sido recuperado através da instalação de paliçadas naturais para estabilização das areias - e na Quinta do Pisão - onde têm sido realizadas pequenas ações de engenharia natural.
Assumindo a eficácia destas técnicas, a Câmara Municipal de Cascais decidiu, assim, organizar um debate de qualidade sobre a temática, como explica o presidente da autarquia, Carlos Carreiras: “Cabe a estes profissionais ajudar-nos a melhorar a gestão e recuperação sustentável dos territórios. É por isso gratificante acolhermos em Cascais estes contributos”.
O Cascais World Forum é uma iniciativa enquadrada no Fórum Biodiversidade. Lançado há cinco anos pela Câmara Municipal de Cascais, o Fórum visa promover a reflexão sobre as causas e possíveis soluções para a perda de biodiversidade.