CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Protocolo cria comunidade “Nature Learning” em Cascais

No Mês do Brincar, Pinhal na EBS de Alvide passa a espaço natural de aprendizagem Local.

No mês do Brincar a autarquia a Santa Casa de Misericórdia de Cascais e as escolas de Alvide e Maristas Carcavelos criam, através de protocolo, mais uma comunidade de aprendizagem local na EBS de Alvide. Mas outros momentos altos irão decorrer na programação deste Mês do Brincar, designadamente no próximo dia 23, a partir das 17h00, no Parque Marechal Carmona, a apresentação do livro “Crescer por Inteiro em Cascais”, e o já tradicional Grande Prémio da Galiza, Estoril, de Carrinhos de Rolamentos, que decorrerá a 27 de maio.

“Comemoramos o Mês do Brincar com um conjunto muito significativo de iniciativas, em escolas, parques”, disse o vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais Frederico Pinho de Almeida na cerimónia de assinatura de um protocolo que “junta uma escola pública, a EBS de Alvide e uma escola privada, os Maristas de Carcavelos, a maior instituição social do concelho, a Misericórdia de Cascais e o próprio município e vem de alguma forma formalizar um trabalho de recuperar o pinhal da escola, que teve muitos anos sem utilização e que agora é usado para brincar, mas também para reforçar a ligação entre a natureza e o processo de aprendizagem”.

Este protocolo assinado na EBS de Alvide, surge na sequência de um outro protocolo Cascais Nature Learning, assinado em novembro de 2021, criando um espaço para inovação de práticas de ensino-aprendizagem e de projetos de investigação e intervenção em meios naturalizados, numa parceria entre a Câmara Municipal de Cascais, a Faculdade de Motricidade Humana, o Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais e o Colégio Maristas de Carcavelos. Desta vez é criado mais um espaço para esta Comunidade de Aprendizagem Local que se associa ao Polo Cascais Nature Learning.

“São 40 mil metros quadrados de escola em que 16 mil são em espaço verde”, referiria o diretor do Agrupamento de Escolas de Alvide, Miguel Luís Soares, espaço que agora é incluído neste projeto protocolado.

O presidente da autarquia, Carlos Carreiras, acabaria por desafiar aquela comunidade educativa e aos próprios representantes das entidades subscritoras do protocolo a “irem mais longe”, designadamente no desenvolvimento de “projetos de transição energética” que permitam vantagem quer para a comunidade escolas quer para a comunidade envolvente.

O agrupamento de Escolas de Alvide esteve representado pelo seu diretor, Luís Miguel Soares, o Colégio Marista de Carcavelos pelo seu diretor, Félix Lopes e a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, representada pela provedora Isabel Miguens Bouças.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0