Está aqui
Cascais assinala 105 anos da Batalha de la Lys










Em abril de 1918, em plena Primeira Grande Guerra, as tropas alemãs procuravam tomar a região de Flandres, na fronteira franco-belga. Numa das ofensivas militares alemãs, a Batalha de la Lys colocou frente a frente o exército germânico com as tropas dos aliados, que compreendiam 25 divisões britânicas, 8 divisões francesas e 2 divisões portuguesas.
Na madrugada de 9 de abril, as tropas portuguesas sofreram o seu pior desastre desde a Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578. Ainda que apenas durante 4 horas de batalha, registaram-se 1300 mortos, 4600 feridos, 2000 desaparecidos e mais de 7000 prisioneiros entre as tropas lusas.
O sacrifício dos portugueses, comandados pelo General Gomes da Costa, não foi em vão, uma vez que permitiu que as forças aliadas se reforçassem e conseguissem suster a ofensiva alemã, que acabou por falhar.
105 anos depois, a 11 de abril, Cascais volta a assinalar esta batalha, numa cerimónia no Jardim Visconde da Luz, junto ao Monumento dos Combatentes da Grande Guerra, prestando homenagem aos valerosos combatentes portugueses que deram a vida em nome da paz e do nosso país.