Está aqui
Já abriu o Centro de Interpretação do Mundo Rural de Cascais

Subscreva AQUI para receber a edição digital em primeira mão.
Sabia que nas suas origens Cascais era um concelho predominantemente rural? E que eram os “saloios” do interior do concelho que semeavam cereais e criavam gado que abasteciam a cidade de Lisboa? Ou que a arte da cantaria produzia pedra para todo o país, mas era também objeto de exportação para diversas regiões do globo? E os mais novos lá de casa, sabem o que é um curral?
A Cultura Saloia é uma parte importante da História de Cascais. A requalificação do histórico Casal Saloio que começou a ser construído no século XVI e foi alvo de sucessivas ampliações e reconfigurações até meados do século XX, permitiu a criação de um novo espaço dedicado à cultura saloia, em que as memórias da agricultura, da pecuária e da extração e preparação de pedra ocupam lugar de destaque.
Neste equipamento cultural consagrado à (re) descoberta da história da nossa comunidade, simultaneamente lúdico e pedagógico, os visitantes poderão também tomar contacto com a(s) vivência(s) de uma família saloia, através da recriação de ambientes e da exibição de objetos etnográficos e arqueológicos que traduzem a antiga ruralidade do concelho de Cascais, nomeadamente na primitiva cozinha com forno. Garante-se, assim, a salvaguarda, valorização, comunicação e fruição da nossa memória coletiva material e imaterial.
São vários os motivos para ler esta edição do Jornal C. Leia, conheça e explore!