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Voz dos Jovens prepara Fórum

Projeto duplica número de participantes

Mais de 200 alunos de 15 escolas do ensino público e privado do concelho de Cascais, participaram, dias 8 e 9 de março, na terceira fase da 9.ª edição da Voz dos Jovens, sessões que decorreram na Torre da Aguilha, em S. Domingos de Rana.
O vereador da Câmara Municipal de Cascais, com o pelouro da Educação, Frederico Pinho de Almeida, salientou o crescimento do projeto “como resultado do empenho de toda a comunidade educativa”.
Nesta fase os participantes divididos em quatro grupos, reuniram as três propostas apresentadas em cada uma das três sessões da segunda fase, e procuraram fundi-las numa só proposta que será aprovada em maio, no Plenário final.

No tema “Normativo da Assembleia”, os participantes focaram-se nas reagras de funcionamento da Assembleia Municipal de Delegados e Subdelegados de Turma (AMDSDT), que consiste numa reunião onde os delegados e subdelegados do concelho de Cascais discutem vários temas, com o objetivo de partilharem experiências e soluções. As propostas convergem na necessidade de ver garantida a presença do presidente da Câmara nesta Assembleia, para que as dúvidas que possam ser solucionadas nesta relação entre a escola e a autarquia possam ser esclarecidas.
Este ano, os participantes focaram-se também nas regras de funcionamento, na constituição da assembleia e nas competências necessárias para ser representante da escola. Cada proposta tem detalhes diferentes em relação aos temas anteriormente referidos, mas todos serão integrados numa só proposta eu será levada a plenário.

No tema da Comunicação e Liderança, os alunos dos três grupos apresentaram diferentes propostas. Todas elas têm o propósito de desenvolver as competências de Comunicação e Liderança nas escolas, dada a sua importância no mercado de trabalho atual. O grupo A (do dia 10 de fevereiro) focou-se na formação educativa para a Comunicação e Liderança, inicialmente destinada aos delegados, aos subdelegados e às associações de estudantes, e posteriormente aberta a toda a comunidade educativa.
Numa primeira fase seria dividida em três sessões: “A importância da Comunicação num bom líder” (generalidade do tema), uma sessão para a Comunicação e uma última para a Liderança. Cada sessão seria composta por autoanálise e discussão de ideias, enquadramento teórico e, por fim, workshops.
Já a segunda fase terá como objetivo transmitir os conhecimentos da sessão anterior para os restantes alunos.
O grupo B (do dia 15 de fevereiro) propôs a realização de diversos workshops nas escolas. Os temas passariam pela programação neurolinguística, inteligência emocional, criação de CV’s, gestão de conflitos, introdução ao debate e técnicas de comunicação. Nas atividades, os alunos beneficiariam do contacto com profissionais de cada área.
Se o interesse for considerável, a proposta do grupo é a implementação de uma atividade escolhida por cada escola, entre as seguintes: “Torneio de Debates”, “Mock Trials” (julgamento simulado), “Dias numa empresa”, “Simulação de Entrevistas” e “TED Talk” (como dar palestras).
Por último, o grupo C (do dia 22 de fevereiro) também deu atenção às palestras e aos workshops, tendo referido a realização de três formações opcionais por semestre. Os temas dessas formações poderão ser a liderança, a literacia financeira, a oratória, o empreendedorismo, a prosódia e a saúde mental.

A proposta do Kit de Delegados e Subdelegados, que foi desenvolvida por 3 grupos (Grupos A, B e C), propõe-se ajudar Delegados e Subdelegados a desempenhar as respetivas funções. Os vários grupos concordam que o Kit deve ter um conjunto de informações, que tenham uma existência física e online e defendem todos que haja uma maior envolvência da autarquia. Já não convergem quanto à entidade à qual deve caber a guarda do Kit: Há quem defenda que deve ficar à guarda da escola, outros preferem que fique à guarda da Associação de Estudantes. Os três grupos concordam com uma atualização anual desse mesmo Kit.
Por último, todos os Grupos, à exceção do Grupo A, mencionaram que no final de cada ano deverá ser realizado um questionário acerca do Kit.

Já no grupo Novas propostas, debatem-se as três ideias apresentadas na segunda fase, que consistem: na criação de um Monopólio financeiro para o desenvolvimento da literacia financeira, baseado no famoso jogo “Monopólio”. Esta ideia surgiu com o objetivo de sensibilizar e informar os alunos para as questões financeiras, como o “IMI, IVA, IRS”.
O grupo B propôs, à semelhança do grupo A, a Educação Financeira nos Jovens, no entanto de uma forma mais formal. A proposta consiste na realização de palestras, masterclasses e atividades lideradas por alunos especializados na área escolar. Os alunos criariam empresas fictícias ou simulações de situações financeiras verídicas.
O grupo C submeteu a Ampliação de atividades para clubes, CAF’S e ATL nos 1º, 2º e 3º ciclos. Esta proposta pretende trabalhar as soft skills dos alunos, do 1º ciclo ao secundário. Pretende-se fomentar a criatividade dos alunos nos alunos do 1º e 2º ciclo; no 3º ciclo os estudantes escolhem clubes para o desenvolvimento pessoal e no secundário consciencializar sobre assuntos da vida adulta.
Há ainda outra proposta designada Cresce e Aparece, onde seriam realizadas palestras/ conferências para abordarem temas como política, problemas globais, democracia e economia.
Todas as propostas são passíveis de serem fundidas numa só.
Criaram-se ainda mais três grupos: O grupo que tem a seu cargo preparar o Fórum, outro que tem a função de redigir o preâmbulo do documento final e o grupo de comunicação, que tem tido como função divulgar junto da comunidade educativo todos os passos deste processo, quer através do site, quer através das redes sociais.

Cascais Digital

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