CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Internacional da Mulher

Cascais, onde a mulher tem valor e é valorizada

Neste Dia Internacional da Mulher, dia que honra as conquistas passadas e projeta o futuro, convidámos algumas mulheres a responder à questão o que é ser mulher e o resultado (no vídeo que hoje divulgamos nas redes Facebook e Instagram) é muito interessante e mostra bem que, em Cascais, a mulher sente que tem valor e que é valorizada. Os dados estatísticos sobre o papel da mulher no nosso concelho, confirmam que no nosso concelho, a mulher tem tanta (e, por vezes, mais) representação social que o homem:

53,4% da população cascalense é constituída por mulheres (Censos 2021)
51% da população empregada no concelho são mulheres, das quais 28,7% especialistas das atividades intelectuais e científicas (6,5% acima da média nacional e 5,8% mais que cidadãos masculinos)
8,2% mulheres representantes do poder legislativo e de órgãos executivos face à população empregada (3,7% acima da média nacional)
(Fonte Instituto Nacional de Estatística, 2021)

Trabalho diário para uma comunidade mais igualitária
O dia de hoje é também uma oportunidade para divulgar (ainda mais) o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da ONU: a Igualdade de Género. Um objetivo pelo qual Cascais trabalha diariamente, integrando na vida municipal diversas abordagens rumo a uma comunidade mais inclusiva e igualitária. 

Salientamos, por isso, o arranque, muito recente, da Equipa para a Igualdade na Vida Local. Um grupo de trabalho que dá corpo ao compromisso assumido pelo Município de Cascais no protocolo para a Igualdade e Não Discriminação, celebrado entre a Comissão para a Cidadania e para a Igualdade de Género (CIG). Formada por dirigentes de diversas áreas de intervenção a Equipa para a Igualdade na Vida Local tem como uma das principais tarefas o desenvolvimento do plano municipal para a igualdade entre mulheres e homens, integrando a perspetiva de género localmente, quer ao nível interno, quer no âmbito do território, de modo a reforçar o compromisso do município em desenvolver uma vila cada vez mais inclusiva e igualitária, abordando a temática da igualdade de oportunidades de forma transversal.

Sobre o Dia Internacional da Mulher
Foi instituído em 1975 e é celebrado por todo o mundo a 8 de março, com o objetivo de homenagear a mulher, que durante séculos lutou por direitos iguais, melhores oportunidades e pelo seu lugar na sociedade. Ainda que pareça história distante, foi apenas há uns anos que as mulheres conseguiram direitos fundamentais, que todos tomamos por garantidos. Em 1910, as mulheres portuguesas deixaram, legalmente, de dever obediência ao marido, e só em 1968 conseguiram direitos políticos iguais aos dos homens.

Ainda que exista um longo caminho a percorrer, no que toca à afirmação social da mulher e a sua consideração enquanto igual, existem muitas conquistas.
Cada vez mais, é prática comum a existência de órgãos sociais que regulem estas questões, como o Ministério da Igualdade, criado em 1991 ou, por exemplo, o Índice da Igualdade de Género promovido pela Comissão Europeia. Neste índice em específico, Portugal foi apontado como o país que mais tem vindo a progredir desde 2010, mais rápido do que qualquer outro país da União Europeia.

CMC | AL | FH

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0