CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Torneio de Hóquei em Patins homenageia Padre Miguel Barros

Fundador da Associação Juventude Salesiana celebraria 100 anos em 2023

“Homens como o Padre Miguel nunca desaparecem.” Foi desta forma sentida que o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, prestou homenagem ao fundador da Associação Juventude Salesiana, neste domingo, dia 5 de março. No ano em que completaria 100 anos de idade se fosse vivo (Pe. Miguel faleceu em 2010, aos 86 anos de idade) realizou-se o Torneio do Centenário do Nascimento do Padre Miguel Barros, em hóquei em patins. A competição decorreu entre os dias 3 e 5 de março, no pavilhão dos Salesianos do Estoril, e reuniu equipas de vários escalões, vindas de diversas localidades portuguesas.

“Também eu já fui jogador de hóquei em patins, aqui na Salesiana. Foi neste ringue que aprendi os valores de jogar em equipa, do esforço, da dedicação e do sacrifício. Por isso, é com grande entusiasmo que este ano pretendemos, juntamente com a Juventude Salesiana e a Escola Salesiana, evocar a memória do Padre Miguel”, referiu Carlos Carreiras. “Deste mesmo ringue saíram grandes campeões de hóquei. A todos os jovens aqui presentes hoje digo, que se não chegarem a ser campeões no hóquei, há uma certeza que têm: através do hóquei e da prática desportiva, ficam mais preparados para ser campeões na vida”, concluiu o autarca cascalense.

De referir, que este foi um torneio de hóquei disputado num ambiente de grande desportivismo, o que teria deixado certamente orgulhoso o Padre Miguel.

Sobre o Padre Miguel Barros
Nascido na Ericeira em 1923, o Padre Miguel Barros rapidamente se guiou dentro dos caminhos de um seminário. Depois de começar no colégio Salesiano das Oficinas de S. José em Lisboa, estuda filosofia e teologia já nos Salesianos do Estoril, começando a dar aulas no início dos anos 40. Nesta altura, descobre a modalidade de hóquei em patins, incentivado por um grupo de alunos que iniciam a prática deste desporto, ainda que de uma forma rudimentar. Em 1952, aceita um convite para abrir uma missão num colégio Salesiano em Moçambique, e fica ainda mais motivado, pela notícia da existência de um ringue para a prática desta modalidade na zona.

Em 1957, regressado de Moçambique, dá um novo fôlego ao hóquei em patins nos Salesianos do Estoril e os seus jogadores começam a ser cobiçados pelas grandes equipas nacionais. É então que o Padre Miguel decide fundar a Associação Juventude Salesiana, clube que nasce no dia 20 de março de 1961. A partir de 1963, o clube começa a destacar-se a nível regional e nacional, obtendo grandes vitórias nos campeonatos de juvenis, juniores e seniores, conquistas que se estenderam pelas décadas de 60 e 70. Esses feitos deram grande renome ao clube e ao seu fundador e treinador, Padre Miguel. Ao longo da sua história, a Juventude Salesiana forneceu vários hoquistas às Seleções Nacionais, como os lendários Chana, Leste, Sobrinho, José Virgílio ou Filipe Gaidão, que contribuíram para grandes conquistas internacionais.

“A formação dos atletas neste clube, sempre se fez dentro dos princípios católicos e cristãos. Sempre se basearam os objetivos na camaradagem e na amizade. Não se trata de um clube para a «luta» e com um único princípio de vitória e campeonismo. Nós sabemos ganhar e sabemos perder. Construímos jovens pela formação, pela educação e pelo desporto como um todo” referiu, numa entrevista, o Padre Miguel Barros.

CMC | DG | PR | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0