Está aqui
Passeio das Geminações: o papel de Cascais no Mundo
























































Nos Jardins da Parede, o Passeio das Geminações foi agora requalificado. "Simbolizando o papel de Cascais no mundo", como referiu esta manhã Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, este espaço identifica as 18 cidades irmãs de Cascais localizadas em quatro continentes.
Esta manhã de quarta-feira, 22 de fevereiro, foram várias as personalidades que quiseram visitar o local agora requalificado, entre os presentes estiveram os representantes das embaixadas do Japão, Moldávia e Cabo Verde.
“Esta praça é a celebração de Cascais no mundo. São geminações feitas ao longo de décadas num determinado contexto histórico. Estamos aqui hoje a requalificar este espaço aberto à população e a todos os queiram, através da referência às cidades irmãs de Cascais, perceber um pouco da História do Concelho através da sua relação com o mundo”, referiu Francisco Kreye, vereador da Câmara Municipal de Cascais, com o pelouro das Relações Internacionais.
Cascais tem uma política de relações internacionais que tem contribuído, não só para aproximar povos em situações de necessidade, mas também promovendo o intercâmbio cultural, social e económico. Uma pequena amostra de como povos separados por milhares de quilómetros podem construir pontes sólidas e projetos conjuntos para melhorar a vida de todos.
No quadro das geminações entre cidades, a ligação de amizade e cooperação entre Cascais e outras cidades, estabelecida através dos acordos de geminação ou de protocolos de cooperação, contribui para uma harmonização social e cultural, promove o desenvolvimento local com base na partilha de conhecimentos e de experiências, com respeito pelas diversidades, aprofundando o conhecimento e o interesse mútuo consolidado nos laços históricos e culturais que as unem.
As cidades ucranianas de Bucha e Irpin fazem parte do grupo das últimas geminações estabelecidas, sobretudo fruto da grande solidariedade do povo de Cascais. Já Essaouira, em Marrocos, foi a última a assinar o acordo de geminação com Cascais.
Saiba mais sobre as Relações Internacionais de Cascais aqui