Está aqui
PT é obra de arte urbana












Se passar por S. Domingos de Rana, mais concretamente, junto ao parque infantil de Matarraque, não se admire de ver um posto de transformação de energia elétrica diferente dos outros. Este PT vai destacar-se porque foi alvo de uma intervenção de Arte Urbana pelos alunos da CERCICA.
Dedicado ao tema “Animais de espécies em risco de extinção”, o PT foi revestido a azulejos pintados com diversos em animais que se encontram em perigo. Um trabalho dos artistas da Oficina Artes do Fogo, jovens e adultos com deficiência intelectual, que frequentam o CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão).
Este é o segundo PT intervencionado na freguesia de S. Domingos de Rana, mas o objetivo é criar Arte Urbana em mais seis postos de transformação, afirmou Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais. “Uma forma de criar um novo ambiente urbano através da arte e da inclusão, dar uma nova vida a estas instalações que a E-Redes tem pelo território e que são muitas vezes vandalizadas”, referiu, ainda, o vereador.
“Cada PT tem um tema baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas", explicou Rosa Neto, diretora-geral da CERCICA. No caso do PT de Matarraque, o artista Luís Castro inspirou-se no ODS nº15 - Proteger a vida terrestre. "Aproveitamos a capacidade dos artistas para assim sensibilizarmos também a comunidade para os temas retratados enquanto promovemos a inclusão através da arte”, acrescentou Rosa Neto.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e tem como parceiros a E-Redes, as Juntas de Freguesia e as Associações de Moradores.