Está aqui
História de Associações de Cascais contada em livro










































O segundo volume do livro “Cascais: Associações com História (1945-1973)” foi lançado hoje, no Centro Cultural de Cascais. Esta obra faz a síntese histórica de 20 coletividades cascalenses, que foram fundadas entre o final da Segunda Guerra Mundial e o ano que antecedeu a Revolução de 25 de Abril.
A apresentação do livro esteve a cargo de João Miguel Henriques, chefe da Divisão de Arquivos, Bibliotecas e Património Histórico da Câmara Municipal de Cascais, que coordenou a equipa que produziu a obra, e de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
“Este livro é uma forma de celebrar todo o contributo que estas associações têm tido na construção do concelho de Cascais, tal como hoje o conhecemos”, referiu Carlos Carreiras. “A democracia colaborativa e o poder do povo estão muito bem espelhados em todas estas coletividades”, completou o presidente cascalense.
O primeiro volume da obra tinha sido lançado em 2018, revelando os principais momentos do percurso de 34 associações do concelho de Cascais, com mais de 75 anos de atividade (1886-1941). Uma vez mais, a equipa do Arquivo Histórico Municipal de Cascais levou a cabo um minucioso trabalho de investigação.
“A investigação para a elaboração deste segundo volume foi complexa, porque muitos dos arquivos não estão tão completos como nós gostaríamos. Consequentemente, houve que recorrer a muitas outras fontes para chegarmos à conclusão deste livro”, afirmou João Miguel Henriques.
Sobre próximos projetos no âmbito das associações cascalenses, João Miguel Henriques revelou que: “Estamos a preparar agora um livro sobre uma outra grande associação do concelho, que é a Santa Casa da Misericórdia de Cascais. Estamos ansiosos para que chegue o momento de o apresentar, porque esta é uma associação absolutamente estruturante para compreendermos a história de Cascais, desde 1551”.
O evento de hoje concluiu-se com a entrega de exemplares do livro, aos representantes de cada uma das 20 associações apresentadas neste segundo volume. As cronologias produzidas, às quais se juntaram fotografias de arquivo e de peças das coleções das associações em análise, procuraram realçar a riqueza de todas estas histórias, bem como a relevância da sua atividade passada e presente.
Esta nova fase do projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais através do Arquivo Histórico Municipal de Cascais, teve mais uma vez por base o PRADIM – Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal, que garantiu a recolha, tratamento arquivístico, comunicação e estudo dos arquivos de 15 destas 20 associações. A sua abrangência é ainda mais expressiva se tivermos em conta as coletividades fundadas desde 1886, pois o Arquivo Histórico Municipal tem já à sua guarda o arquivo de 47 das 54 associações mais antigas em atividade.
CMC | DG | PR | LB
Associações - “Cascais: Associações com História (1945-1973)”
Clube de Ténis do Estoril (1945); Clube de Golf do Estoril (1945); Clube de Futebol de Sassoeiros (1946); Clube Nacional de Ginástica (1950); Grupo Recreativo Livramento Estoril Clube (1952); Centro de Cultura e Desporto do Pessoal do Município de Cascais (1954); Grupo Desportivo e Recreativo das Fontainhas (1956); Real Clube de Campo Dom Carlos I (1962); Grupo Recreativo de Matos-Cheirinhos (1962); Clube Desportivo do Arneiro (1962); União Recreativa e Desportiva de Tires (1962); Sociedade Recreativa Outeirense (1963); Clube Desportivo e Recreativo “Os Vinhais” (1964); Sociedade Recreativa Unidos do Zambujal (1965); Estoril Atlético Clube (1967); União Recreativa da Charneca (1967); Grupo Desportivo do Zambujeiro (1968); Grupo Desportivo da Malveira da Serra (1969); Clube Desportivo e Cultural de Amadores de Pesca da Costa do Sol (1971); Recreativo Martinha Futebol Clube (1973).