CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

ATL da Galiza celebra 40 anos

Uma manhã especial na Galiza assinala o início das comemorações

Nascido a 7 de fevereiro de 1983, o ATL da Galiza é um espaço diário de atividades em regime pós-escolar para crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos. Este sábado, 14 de janeiro, uma manhã muito especial no ATL da Galiza assinalou o início das celebrações de quatro décadas de existência.

"Ao longo do ano de 2023 vão acontecer pequenos eventos que vão tocar em todos os aspectos em que o ATL da Galiza tem tido intervenção, designadamente um livro e um vídeo com o registo do que se fez nestes 40 anos ", referiu Maria Gaivão, presidente do ATL e da Escolinha de Rugby da Galiza, assinalando que sem a ajuda da Câmara Municipal de Cascais "nada disto tinha sido possível. 

"Esta é uma celebração das vidas, dos saberes e das experiências de muita gente que por aqui têm passado ao longo destes 40 anos. Pessoas oriundas de comunidades fragilizadas, que sofrem de carências e dificuldades de vária ordem, capazes de viver o seu dia-a-dia com coerência e verdade, dando testemunhos muito ricos e consistentes de solidariedade e amor ao próximo", sublinhou Isabel Miguens Bouças, Provedora da Santa Casa da Miericórdia de Cascais. 

"São 40 anos de muito acreditar, acreditar que era possível mudar alguma coisa e com este trabalho ter alterado a vida desta comunidade", acrescentou a Provedora. 

Muitas crianças e jovens, nestes 40 anos, aqui aprenderam a viver em comunidade, aceitando a diferença, a respeitar todas as crenças religiosas. Mas, também, encontraram no ATL da Galiza um local para praticar atividades desportivas, aprendendo a desvalorizar os efeitos negativos da competitividade. Daí o sucesso da Escolinha de Rugby da Galiza que "integra através do desporto, crianças e jovens de várias proveniências e classes sociais", destaca Isabel Miguens Bouças. 

Também as atividades artísticas como o desenho, a música, a dança e a culinária não foram esquecidas, sendo este também um espaço onde todas as crianças e jovens podem dar azo à sua imaginação e às suas capacidades artísticas. Quantos deles, nestes 40 anos, não encontraram aqui, no ATL da Galiza, a sua vocação e a puderam desenvolver no seu projeto de vida!

" Hoje iniciamos aqui um ano muito especial para o ATL da Galiza que desenvolve um trabalho louvável, um ano que vai ter um conjunto muito alargado de iniciativas até dezembro que vão envolver a comunidade e irão recordar todo o percurso que o ATL da Galiza tem feito", disse Frederico Pinho de Almeida, vereador da CM de Cascais que não quis deixar de louvar a dedicação de todos os que trabalham neste projeto, não só da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, como outrs profissionais liderados pela Maria Gaivão, mas também às centenas de voluntários que passaram pelo ATL durante este seu percurso de quatro décadas.

Mais sobre o Centro Comunitário da Galiza | O Centro onde se inclui o ATL da Galiza, tem como missão promover e apoiar o desenvolvimento dos projetos de vida das pessoas e famílias mais vulneráveis, residentes na União das Freguesias de Cascais/Estoril e arredores. Acolher, individualizar, acompanhar e trabalhar a inclusão é o desafio, passando por todas as faixas etárias, de crianças aos idosos. O Centro Comunitário integra o ATL da Galiza, a Escolinha de Rugby da Galiza, o Centro de Convívio, Salas de Estudo, Projeto Família, Caminhos de Barro, Crescer a Tempo Inteiro, entre outros projetos de ajuda à comunidade. 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0