Está aqui
I Encontro Património Cultural Imaterial


















Um dia histórico para a preservação do património imaterial. No passado dia 22 de outubro, diversos especialistas na área reuniram-se no Centro Cultural de Cascais para o primeiro grande encontro. Um evento onde partilharam e debateram experiências, numa sessão transmitida em direto que pode rever aqui:
Mecanismos de gestão pública, metodologias de registo e políticas de valorização, salvaguarda e proteção deste património coletivo que, enquanto herança comum, são importantes de conhecer e transmitir às gerações vindouras, foram alguns dos temas na ordem do dia.
A Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes faz parte do Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal de Cascais. Classificada a 6 de abril de 2015, teve por objetivo reconhecer, valorizar e promover uma das mais simbólicas manifestações de cultura popular do concelho, dignificando a memória coletiva e a especificidade da identidade local.
O património cultural imaterial inclui as tradições ou expressões vivas herdadas dos nossos antepassados e transmitidas aos nossos descendentes, tais como tradições e expressões orais, incluindo a língua como vetor do património cultural imaterial; artes do espetáculo; práticas sociais, rituais e eventos festivos; conhecimentos e práticas relacionados com a natureza e o universo; aptidões ligadas ao artesanato tradicional.
A abertura do evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
CMC/FMC/LB/PR