Está aqui
Cascais recebe finalmente Bataria da Parede














Decorreu, nesta sexta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho em Cascais, a cerimónia de assinatura do Auto de Entrega da “Bataria da Parede e Ramal de Serventia” entre o Ministério da Defesa Nacional - Exército Português - e a Câmara Municipal de Cascais, que cede aquele espaço ao município por um período de 50 anos, pelo valor de € 18 900.
A aceitação desta cedência constitui para o Município de Cascais uma grande oportunidade para a preservação e dinamização destes espaços, elementos âncoras para a requalificação da zona envolvente da Parede. Com o investimento no valor de € 3 200 000, Cascais vai proceder à limpeza, requalificação e implementação do projeto para usufruto da população.
Naquele local vai recuperar-se e valorizar-se o importante núcleo de arqueologia e património militar, designadamente as fortificações subterrâneas e de superfície, bem como a criar-se um parque temático e jardim, com o fim de proporcionar à população um espaço de lazer, fruição panorâmica sobre o rio Tejo e polo histórico-cultural de atração turística para a região e para o País, numa freguesia onde não há espaços verdes por ser muito concentrada e densificada.
“É uma vitória da paciência, da persistência, diria até mesmo, da teimosia, porque há muitos anos que andamos a tratar deste processo. Estamos a falar de décadas, mas agora chegámos a bom porto e vamos já começar a intervenção”, refere Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
CMC | SJ | LB |PR