CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Conferências do Estoril | “Temos de encontrar novos caminhos”

Pelo Planeta. Pelas Pessoas. Pela Paz. Conferências do Estoril na Nova SBE até amanhã.

Com o Alto Patrocínio da Presidente da República Portuguesa e o apoio da Câmara Municipal de Cascais entre outros apoios internacionais, arrancou esta manhã, na Nova Social Business School, em Carcavelos, a edição 2022 das Conferências do Estoril.

Tal como antes, o objetivo é encontrar soluções locais para problemas locais, num mundo cada vez mais descrente com o futuro, como fez questão de salientar Daniel Traça, Dean da Nova SBE: “Apenas 33% das pessoas acreditam que o mundo estará melhor daqui a quatro ou cinco anos”.

Razões de sobra para voltar a juntar líderes mundiais e juventude num mesmo eventos, para conduzir não só ao debate, mas sobretudo à tomada de decisão. O tempo urge.

Mais do que nunca, como salientou Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, na Sessão de Abertura, “estes são novos tempos, tempos de mudança, temos de encontrar novos caminhos. É por isso que estamos aqui, nesta escola, nesta casa de sonhos, uma faculdade de topo, o local ideal para preparar o futuro da esperança e responder à chamada da geração do propósito”. Para Pinto Luz “se houvesse uma palavra para definir as Conferências do Estoril, seria Liberdade. A liberdade nunca pode ser tomada como garantida”, disse (ver vídeo da apresentação no Facebook em inglês).


Na sessão de abertura Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais (ver discurso), fez questão de reforçar a transição da organização deste importante evento, organizado a cada dois anos desde 2011 pela CMC em parceria com a academia: “A partir de hoje as CE são oficialmente vossas. Um regresso a casa. Há quem me chame o pai das CE, mas para ser justo eu só estava no sítio certo à hora certa. Talvez tenha tido o mérito de fazer a pergunta certa.”. Daqui por diante, o trabalho continua e o desafio é muito elevado para encontrar soluções e exigir a sua implementação por parte dos governos.

E não será tarefa fácil, embora Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, tenha elevado as expectativas de que “estas serão as melhores CE de sempre”, referiu também que “as instituições nacionais serão sempre tardias a encontrar soluções, sobretudo nas sociedades mais envelhecidas”. Referindo-se ao futuro e à forma como os diferentes atores da política e economia mundial se estão a organizar, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu que prefere “falar de inclusão, mais do que de liberdade: ela significa liberdade, recusa de racismo, de xenofobia e de discriminação”, disse o Presidente da República. “É este o grande propósito para a geração do propósito”, sistematizou, concretizando: “A minha experiência é que não é fácil de todo”, pelo que é preciso “nunca desistir, nunca nos rendermos. Agora é a vossa vez. Boa sorte. Vamos tentar apoiar-vos, mas sob a vossa liderança. É convosco. Vocês são os líderes do novo mundo, não nós!”

Sob o tema “O Re-Equilíbrio do Nosso Mundo: Um Apelo à Geração do Propósito" (Rebalancing Our World: A Call To The Purpose Generation), as Conferências do Estoril vão até 2 de setembro. Dois dias em que as principais escolas de gestão do mundo estarão lado-a-lado com os principais líderes e agentes de mudança. A missão comum é de formar e inspirar os jovens e futuros líderes, num diálogo aberto e intergeracional, sobre os desafios da atualidade. No horizonte a construção de um futuro comum onde a paz, a justiça, a sustentabilidade e a inclusão, prosperem.

Sobre as Conferências do Estoril: www.estorilconferences.org

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0