CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Scholas Occurrentes | Escola do Mar e da Praia

Projeto internacional envolveu cerca de 40 jovens do concelho

Dar mais ferramentas aos jovens, para que possam descobrir a sua paixão através do surf, da arte e do pensamento, trabalhando o desenvolvimento pessoal, de forma a que criem as suas oportunidades. O projeto internacional Escola do Mar e da Praia, promovido pelo Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes, terminou nesta sexta-feira, 15 de julho.

Ao longo das últimas duas semanas, cerca de 40 jovens dos bairros de Alcoitão, Adroana, Fim do Mundo e Torre participaram neste projeto piloto em Portugal, que decorreu na Angels Surf School, na Praia de Carcavelos.

As escolas aproximam-se para ouvir as comunidades de todo o mundo, e responder às necessidades e riqueza de cada lugar. A par da experiência realizada no Tofo, Moçambique, em Junho de 2018, o que era então uma intuição foi moldado para formar o programa da Escola do Mar e da Praia. 

 

Este programa centra-se em comunidades construídas por uma grande diversidade de jovens e que se desenvolvem em áreas de grande riqueza natural com as ondas e condições adequadas de clima.

Com ponto de partida no programa Scholas Citizenship, realizado em abril de 2022 no Seminário de Torre d'Aguilha, mais de 130 jovens foram capazes de se identificar e partilhar problemas sociais, indicando à autarquia, aos diretores das Scholas e a toda a comunidade a sua realidade, como a insegurança e medo de serem quem são por causa de estereótipos estabelecidos, a baixa auto-estima e depressão devido à falta de motivação, a falta de espaço para expressão e escuta genuína entre si e com o mundo adulto ou a segmentação cultural e social devido às diferenças entre realidades económicas e éticas. Para responder e apoiar estes jovens, o projeto Escola do Mar e da Praia veio para Cascais. 

A cerimónia de encerramento decorreu hoje mesmo, na Angels Surf School, em Carcavelos, e contou com a presença da equipa internacional do Scholas Occurrentes, composta por José Maria Curral, diretor Internacional do Movimento Educacional Scholas, Matias Aron, coordenador Internacional do Projeto Mar e Praia e de Francisco Martin, diretor da Sede Scholas em Cascais, dos jovens participantes e de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e ainda de D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Sobre o Scholas Occurrentes 
O programa Scholas Occurrentes começou em 2001, em Buenos Aires, pelo arcebispo da Cidade, Jorge Bergoglio, atual Papa Francisco. A sua sede em Cascais, localizada na antiga escola Conde Ferreira, no Centro Histórico de Cascais, foi inaugurada a 21 de Março de 2019.
O Scholas Occurrentes tem sede na Argentina, na Cidade do Vaticano, na Colômbia, em Espanha, no Haiti, no Itália, no México, em Moçambique, no Panamá, no Paraguai, em Portugal e na Roménia. Em Cascais, há agora mais oportunidades para os jovens se expressarem através das artes. Este projeto vai buscar dentro de cada jovem o melhor que há em si, criando um sentido de cidadania e responsabilidade em cada um.

CMC/FMC/PR/LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0