Está aqui
Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM)
Com políticas assentes numa escola inclusiva que promove a equidade no acesso e o desenvolvimento de todas as crianças e jovens, independentemente das suas condições socioeconómicas, a educação no concelho aposta numa trajetória de inovação.
Cascais continua a apostar nos jovens e numa oferta educativa qualificada voltada para as necessidades locais, para modernizar permanentemente o concelho e melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
Para ter uma educação de maior qualidade, mais diversidade na oferta da formação de crianças, jovens e adultos, a autarquia tem investido fortemente na melhoria do ensino público em todas as suas vertentes.
Para atingir plenamente estes objetivos, a autarquia definiu o Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) que se assume como referencial de gestão estratégica da educação ao nível local articulando esforços com escolas e sociedade civil, na otimização das oportunidades de educação formal, não formal e informal, estabelecendo linhas gerais de ação e as respetivas metas e indicadores de melhoria de desempenho educativo, bem como as estratégias, atividades, recursos e calendarização
A elaboração deste documento, sob a direção de uma equipa de especialistas do Instituto Superior Técnico, obedeceu a um processo largamente participado que compreendeu a realização de vários workshops onde foram ouvidos os alunos, os pais, os professores, os dirigentes do setor, os políticos e os empresários entre outros elementos da comunidade educativa.
O Plano tem como ambição estratégica:
A Educação de Qualidade em Cascais é a base de um sólido e inclusivo desenvolvimento individual e coletivo capaz de captar, fixar e ampliar valores, competências criatividades e inovação, promovendo um território educador que fomenta a participação e a partilha de responsabilidades.
Esta ambição, foi desagregada em 3 objetivos estratégicos, estruturados com base nos seguintes princípios capacitação, partilha, abertura, corresponsabilização, participação e educação ao serviço da coesão social:
• Uma Educação para o sucesso;
• Uma Educação para a Vida;
• Uma Educação com e para a comunidade.
A par destes objetivos, definiu-se o “SER” como tema estratégico, que pelas suas múltiplas qualidades pode ser desdobrado em muitos “seres”, por forma a a ir de encontro às alterações verificadas, nos últimos anos, na política educativa nacional, designadamente com a definição do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e o estabelecimento das Aprendizagens Essenciais, que sustentam e tornam imperiosas, para muitos agentes educativos, a necessidade de introduzir mudanças significativas nas práticas pedagógicas.
Foram definidas no âmbito do tema estratégico ser as seguintes dimensões:
• Ser Cascalense, Ser Global;
• Ser cidadão, Ser Solidário;
• Ser Empreendedor, ser Criativo;
• Ser saudável, Ser Sustentável.