CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Plataforma Nós Cascalenses: As pessoas que construíram o concelho

Conheça a história de Cascais, pelas pessoas, ao longo dos últimos 5 séculos.

No âmbito das comemorações do 658.º aniversário da vila de Cascais, o Arquivo Histórico Municipal promoveu na Casa Sommer, esta terça-feira, 7 de junho, Dia do Município, uma apresentação de resultados do projeto Nós Casca(l)enses

Nesta sessão, a cargo de Luís Amaral, mentor e coordenador da plataforma digital “Nós, Portugueses”, procedeu-se a uma avaliação do estado do levantamento das informações contidas nos registos paroquiais de batismo, casamento e óbito de 89 232 cascalenses, entre os anos de 1589 a 1911. Foram apresentados igualmente novos dados estatísticos que decerto nos permitirão ficar a conhecer ainda melhor a nossa terra e as nossas gentes.

"Ao consultar esta plataforma podemos descobrir dados do mais variado tipo sobre as pessoas que viveram em Cascais ao longo de muitos séculos. Permiti-nos, por exemplo, fazer estatística, saber de onde vinham as pessoas que habitaram Cascais, quais eram as freguesias mais populosas, um conjunto imenso de dados que pode ser pesquisado no conforto das nossas casas", referiu João Miguel Henriques, responsável pelo Arquivo Histórico Municipal de Cascais. 

Para Luís Amaral, "em regra a História é feita sobre e pelos vencedores. Este projeto é inovador porque fala de toda a gente". Gente anónima que construiu o país onde vivemos. "Este é um projeto global, queremos fazer isto para Portugal inteiro", refere, ainda, o mentor do projeto, sendo que Cascais é o primeiro concelho a beneficiar desta plataforma. 

Já Carlos Carreiras, presidente da Câmara Muncipal de Cascais, que apoiou o projeto Nós Cascalenses desde a primeira reunião com o seu mentor, "Esta proposta vem ao encontro de conhecermos os nossos antepassados que moldaram a nossa identidade". O autarca considera, assim, que "este é um trabalho indispensável para o futuro de Cascais e que vai ser muito valorizado pelas gerações vindouras". 

"Quanto mais conhecemos o nosso passado e a nossa identidade, melhor estaremos preparados para enfrentar e vencer os obstáculos que se nos deparem no futuro", concluiu Carlos Carreiras.     

Sobre a plataforma Nós Casca(l)enses

Aceda à plataforma aqui

O projeto Nós, Cascalenses faz parte de uma plataforma nacional Nós, Portugueses que tem o ambicioso objetivo de registar todos os portugueses, através do levantamento sistemático dos registos paroquiais de nascimento e morte, mas também de casamento ou divórcio.

Ao longo de quase 5 séculos, a igreja católica assegurou esse serviço no nosso país, de que resultou um acervo de mais de meio milhão de livros paroquiais com registos de batismo, casamento e óbito de toda a população portuguesa. Cascais foi o primeiro município a adjudicar o levantamento completo dos registos paroquiais de todas as freguesias do concelho.

É assim possível reconstituir um retrato da sociedade cascalense nos últimos 5 séculos, criando um cadastro, uma “ficha” para cada pessoa, onde se indica toda a informação que foi possível coligir: os pais, os casamentos, os filhos, as sucessivas moradas que conheceram ao longo da vida, as ocupações e as evoluções na carreira, os atos que presenciaram como padrinhos de batismo ou testemunhas de casamento, local de sepultura, causa da morte, etc., etc.

Se é um especialista ou interessa-se por História, Economia ou Sociologia, entre outras áreas das Ciências Humanas, tem ao seu dispor a caracterização do concelho por Cargos e Profissões, Estrutura Profissional, Estrutura Social, Instituições, Célebres e outras particularidades.

Nós, Cascalenses é simples e intuitivo e a melhor maneira de conhecer a plataforma, com acesso pelo Arquivo Histórico Municipal, é navegar e começar por aceder, uma a uma, a todas as funcionalidades.

PL | CM | LB | CM

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0