CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais dá Voz aos Jovens há oito anos

VIII "A Voz dos Jovens" suscita "um enorme orgulho" na juventude de Cascais

Dar voz aos jovens de Cascais. Este é o principal objetivo de mais um projeto de democracia participativa em Cascais e que vai já na sua 8.ª edição. Este ano o tema desenvolvido foi "Democracia Representativa, Participativa e Colaborativa – A Democracia também está aqui!” e o produto do trabalho realizado traduziu-se numa proposta levada a Reunião de Câmara e que acaba de ser aprovada para a implementação de uma Assembleia Municipal de Delegados e Subdelegados de Turma, do Ensino Secundário das Escolas Públicas e Privadas de Cascais.

A cerimónia de entrega de certificados de participação nesta edição do projeto "A Voz dos Jovens" - onde a animação ficou a cargo dos mais novos num convívio informal entre todos os participantes - contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais. Carlos Carreiras aproveitou para referir que “este projeto permite dar empoderamento à nossa juventude. E eu, enquanto presidente de Câmara sinto, de uma forma muito sincera, um enorme orgulho na juventude de Cascais”.

Participaram no projeto deste ano 12 escolas secundárias (7 da rede pública e 5 estabelecimentos de ensino privado), partilhando diversas experiências, momentos de reflexão conjunta e troca de ideias, criando laços que irão perdurar após o secundário.

Depois do todo o processo concluído – com todas a fases terminadas – desde o trabalho autónomo nas escolas, a preparação do 8º fórum até à realização do mesmo em assembleia, foi  hoje mesmo, 07 de junho, apresentado e aprovado em Reunião de Câmara, o documento redigido pelos alunos contendo quatro proposta, entre as quais a Assembleia Municipal de Delegados e Subdelegados de Turma do Ensino Secundário, em Cascais.

O projeto “A VOZ DOS JOVENS” tem como objetivos estratégicos:

- Fazer da escola um local de assunção e de aprendizagem do conceito de cidadania plena e da democracia (Representativa, Participativa e Colaborativa);
- Fomentar a participação dos alunos no futuro coletivo e adquirir hábitos de participação democrática e de debate de ideias;
- Incorporar a perspetiva dos estudantes nas políticas municipais
- E aproximar “a voz dos jovens” aos decisores políticos.

Estes objetivos têm três documentos orientadores - Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Recomendação N.º2 /2021 do Conselho Nacional de Educação.

Ao mesmo tempo trabalha-se para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas N.º 4 - A educação e o ensino de qualidade e N.º 10 – Reduzir as desigualdades.

Conheça mais sobre o projeto "A Voz dos Jovens" aqui 

CMC | MS | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0