Está aqui
Campeonato Mundial FIM Junior GP










Os futuros pilotos do Moto GP passaram por Cascais este fim de semana para participarem no Campeonato Mundial FIM Júnior GP. Criado com o objetivo de servir de base para recrutar, formar e preparar jovens pilotos de todo o mundo, a prova contou com a participação de mais de 120 pilotos.
“99% dos pilotos que hoje em dia estão no Moto GP passaram por aqui. Temos aqui os melhores do mundo nesta classe,” salienta António Lima, diretor da prova.
E foi no Estoril que o tailandês Tatchakorn Buasri subiu pela primeira vez ao pódio, ao vencer a primeira corrida da temporada do Junior GP. Já no Campeonato Europeu de Moto 2 foi o alemão Lukas Tulovic a levantar a taça, enquanto o espanhol Joel Esteban venceu a prova da European Talent Cup.
A entrega de prémios contou com a presença de Francisco Kreye, vereador na Câmara Municipal de Cascais com o pelouro do desporto.
“Aqueles que seguem os desportos motorizados têm aqui a possibilidade de ver como funcionam as equipas e os bastidores. É uma opotunidade única,” destaca o vereador.
Com início em 2014, a FIM Federação Internacional de Motociclismo e a Dorna, promotora do MotoGP, do Mundial de SBK e do FIM CEV, assinaram um acordo para criar este Campeonato com o objetivo de criar uma competição de nível Mundial para servir de base para recrutar, formar e preparar jovens pilotos de todo o Mundo para os Campeonatos Mundiais da modalidade, MotoGP e SBK.
Em 2022 esta competição que até agora se denominava de International FIM CEV, passou a denominar-se de FIM JUNIOR GP WORLD CHAMPIONSHIP.
Estima-se que cerca de 65% dos futuros pilotos dos Campeonatos do Mundo e da Europa de Motociclismo surjam do FIM JUNIOR GP WORLD CHAMPIONSHIP um evento que atrai público mas também audiências televisivas significativas em todo o Mundo, pelo que é um foco de elevada atenção por parte dos principais meios de comunicação internacionais.