CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Um portal à beira da Escola

A Biblioteca Móvel de Cascais (BIC) começou o seu périplo pelas escolas.

O João acaba de estacionar a carrinha no recreio da Escola Básica e Jardim de Infância da Malveira. Ercília e Joana saem da carrinha e começam por abrir a porta lateral que dá para uma biblioteca carregada de livros de todas as cores.
A fila da pequenada adensa-se à porta e a Ercília lança-lhes o desafio: “Entrem meninos, entrem”, que é como quem diz, venham provar o docinho que vos trago! O sorriso aberto de Ercília Aires denuncia a sua cumplicidade com os livros, com a leitura e com aquela função de levar a leitura aos miúdos da escola através da carrinha/biblioteca Itinerante de Cascais.
E os pequenos vão subindo aqueles degraus lenta e cuidadosamente, não por desconfiança, pelo contrário, é a surpresa de quem olha para um doce como se já o saboreasse. Transpõem aquela porta da carrinha como quem passa um portal para a aventura. E não é muito diferente, entrar na BIC, percorrer com os olhos as prateleiras frondosas de livros é uma passagem para uma aventura, é como sair do recreio e aterrar num sítio incerto. Ele, o livro e um roteiro que se palmilha palavra a palavra, página a página, capítulo a capítulo e, quando aterram de novo no recreio já não regressam iguais. Vê-se no sorriso que desponta por detrás da última página.
Cláudia Almendra a professora bibliotecária daquele agrupamento lembra-se bem dos minutos mágicos de leitura numa escola por onde passou, no meio de uma realidade social difícil. Cláudia recorda que naquele minuto aqueles alunos revoltos num mundo difícil viravam crianças e suplicavam por aquele minuto. Isabel Silva, coordenadora da Escola da Malveira atesta com a sua experiência: “Às vezes lia-lhes um capítulo e eles ficavam empolgados e pediam-me para ler mais um capítulo”. 
À Madalena, é a primeira a entrar, Ercília mostra-lhe as capas de alguns livros por onde a pequenota se pode aventurar. Hesita, mas lá acaba escolhendo: “Eu Adoro o meu professor”, um livro de Giles Andreae e ilustração de Emma Dodd, que nos fala, em verso, da relação entre alunos e professores. Madalena sai de sorriso rasgado, abraçada ao livro e mostra-o aos colegas que aguardam na fila a sua vez. Madalena não vê a hora de o começar a ler.
A Biblioteca Móvel de Cascais vai partir, mas promete voltar dentro de uma semana. Para já, às 5.ªs feiras, estará na Malveira e no Jardim Infância de Murches e nas 4.ªs feiras andará pela Escola Tires 3 e a Escola da Parede, na Madorna. Mas a partir de outubro promete viajar pelas escolas do concelho privilegiando as que não têm biblioteca.HC/AG/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0