Está aqui
SOS Ucrânia: Voluntariado de coração já está em atividade














O que fazemos quando, de repente, nos falta tudo? Quando somos obrigados a deixar tudo para trás e partir com a roupa que temos no corpo e pouco mais? Quando não sabemos quando voltaremos a ter paz, ou sequer quando será possível tomar a próxima refeição? Quando nem sequer sabemos se continuaremos vivos por muito mais tempo?...
“Sabia que algo iria acontecer, mas não pensei que a Rússia chegasse a tanto… que nos fizesse passar por uma situação destas”, o desabafo é de Borys Kucheras, ucraniano a residir em Cascais há 17 anos, presidente da Associação “Fonte de Mundo”, através da qual os expatriados ucranianos ajudam a manter vivos cultura, costumes e tradições. Ligada à Escola Ucraniana Oberig, frequentada por 100 crianças e jovens dos 3 aos 17 anos e a funcionar em S. João do Estoril, esta associação é, por estes dias, a principal fonte de apoio voluntário no Centro de Apoio Logístico – C3 de Cascais. “Convidámos os pais dos nossos alunos a aderirem a este movimento de ajuda organizado pela Câmara e com contributos de todos e eles aderiram”, explica Ulyana Kucheras, diretora da escola. Mais não diz, porque teme que as lágrimas voltem a rolar rosto abaixo: “não consigo falar do que se passa na Ucrânia sem chorar… é muito triste”.
Como formiguinhas, os voluntários de coração respondem ao primeiro apelo e à necessidade de organizar e embalar bens alimentares para todas as idades, roupas, agasalhos, bens de saúde e medicamentos. Nem sequer faltam alimentos para os animais de estimação. "Era bom que chegassem também roupas desportivas de homem, para a linha de frente", desabafa. Ali ao lafo sela-se uma caixa com 27 latas de leite para bebé. Dá para alimentar 27 bebés durante um mês.
Voluntários: inscrições ultrapassaram expectativas
Tudo está a chegar de todo o lado, num movimento coordenado em termos logísticos pela Câmara Municipal de Cascais, mas que conta com o apoio e doações de centenas se não mesmo milhares, de pessoas, entidades, empresas, associações. E ao todo foram registadas perto de 500 inscrições de pessoas disponíveis para doar o seu tempo, voluntariando-se. As inscrições estão agora fechadas para que seja possível operacionalizar equipas. Caso seja necessário voltaremos a abrir.
Todos por todos: todos pela Ucrânia mais do que nunca. É este o lema da campanha SOS Ucrânia em curso para colmatar as necessidades de um povo obrigado a dividir-se entre fugir da zona de conflito e a ficar para defender o seu país. Uma guerra às portas da Europa que ninguém julgou possível acontecer. Mais informações sobre a campanha SOS Ucrânia: https://bit.ly/SOSUcrania_CSC
Todos por todos: Todos pela Ucrânia Mais do que nunca