CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Capítulo Perfeito 2022: Ondas, tubos e vento terral em Carcavelos

Aritz Aranburu, campeão do Capítulo Perfeito 2022

O dia que os surfistas esperaram desde janeiro para serem chamados a entrar no mar de Carcavelos, chegou este sábado, 19 de fevereiro, com ondas, tubos e vento perfeitos para mais um "Capítulo" no história do Surf daqui e além-fronteiras. O que torna este campeonato "Capítulo Perfeito" tão especial é, precisamente, essa "espera" que pode ir até dois meses (março), para que estejam reunidas as condições ideais para os participantes apanharem o tubo do ano, ou quem sabe das suas vidas. Porque no mar tudo pode acontecer, por mais que se façam previsões ou se conjuguem os astros, ventos e marés. 

Que o diga Tiago Pires, um dos mais reputados surfistas portugueses, para quem o mar de Carcavelos é sempre um desafio e por vezes "difícil de ler" como ele nos confessou este sábado durante a competição que reuniu grandes nomes do surf nacional e internacional. 

“A competição é forte e o maior adversário hoje é mesmo o mar que está difícil de ler, as ondas quando vêm são boas, mas poucas e portanto é preciso estarmos bem atentos com as ondas a virem", confessou Tiago Pires mesmo à saída da "ronda de repescagem" que lhe correu bem e lhe permitiu passar à ronda seguinte.  

Mas, o Capítulo Perfeito tem outras particularidades que o tornam único como seja a forma como os surfistas são selecionados, através da votação do público. Esta edição de 2022 reuniu 49 mil votos e todos puderam eleger o surfista que queriam ver na competição de Carcavelos e acompanhar as suas prestações em streaming. Para além disso, através da categoria "new generation", os mais novos como Santiago Graça puderam competir lado a lado com os consagrados. 

“É incrível competir com toda esta malta que surfa super bem, neste bom ambiente. É muito divertido sempre e tenho muito a agradecer pelo convite”, exclamou Santiago à saída de uma das rondas, ainda com a adrenalina à flor da pele gotejada de sal e entusiasmo. 

Aritz Aranburu acabou por se consagrar o campeão desta 8ª edição do Capítulo Perfeito, por ter sido o surfista em competição que melhor dominou a manobra principal do evento, o tubo, quando as ondas estão entre 2 e 3 metros, tubulares, com vento de terra e esquerda e direita. Na final, o jogador do Zaragoza enfrentou o americano Cory Lopez, o português Pedro Boonman e o havaiano Kiron Jabour. Parabéns ao vencedor!

PL | AG | PR | CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0