Está aqui
Cascais é Natal | Pai Natal, cidadão exemplar
Em Cascais sabemos que o maior presente são as boas práticas de cidadania e descobrimos que o Pai Natal concorda.
Toda a info sobre o Natal em Cascais
Além de se deslocar de forma sustentável, fazendo uso do riquexó do Projeto Pedalar Sem Idade (disponível para maiores de 65 anos, +info aqui), de trotinete ou no autocarro gratuito para residentes, trabalhadores e estudantes que pode ser movido a hidrogénio (veja os horários das carreiras aqui), preocupa-se com o ambiente, a reciclagem e a economia circular...
Por isso mesmo levou as garrafas que tinha em casa às máquinas iRec (veja onde há aqui) e trocou-as por CityPoints (saiba mais e descarregue a App aqui). Esta boa prática de cidadania resultou na acumulação de CityPoints que o Pai Natal, ou qualquer um de nós pode trocar por prémios ou serviços disponíveis na APP (consulte no seu telemóvel).
Mas o cuidado com o ambiente faz-se também noutras dimensões. Muitos são os munícipes que separam na origem o cartão, o plástico e o vidro e o Pai Natal foi ver como se procede à recolha destes materiais que são regularmente encaminhados para reciclagem, ganhando uma nova vida. Além dos ecopontos "normais, há ainda uma Rede de Ecocentros que permite reciclar rolhas, caricas, pilhas, livros, cd's e outros materiais, veja aqui.
Tal como nós, o Pai Natal sabe que o comércio local é importante. A pensar nisso passou pelos Mercadinhos de Natal que estão disponíveis nesta quadra em diversos locais (veja aqui).
Por outro lado, o “velhinho das barbas brancas” faz da solidariedade uma nota dominante, pelo que já visitou as Árvores Solidárias, no âmbito do projeto das Associações de Moradores em parceria com a Câmara Municipal para deixar presentes solidários para as crianças das famílias em situação mais fragilizada (veja aqui como pode contribuir).
E nós, do que estamos à espera para seguir o exemplo do Pai Natal? Boas Festas!