Está aqui
Não voto mas tenho voto na matéria
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_4.png?itok=PV_JTniz)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_2.png?itok=NQxS-Fmo)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_3.png?itok=vo3eUHnp)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_6.png?itok=6rjytHBm)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_5.png?itok=vQ9f2PWP)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_1.png?itok=PqcEP4Pe)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_4.png?itok=zbeHqhqz)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_2.png?itok=aPE_54_a)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_3.png?itok=5uYYxw46)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_6.png?itok=8gprj7mA)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_5.png?itok=6EoNWCcy)
![](https://www.cascais.pt/sites/default/files/styles/galeria-thumb-new/public/imagens/galerias/new/iii_forum_dos_direitos_das_criancas_e_dos_jovens_2021_cropsite_1.png?itok=oVMhA7-A)
“É preciso reforçar os pilares da cidadania”, sugeria o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, na abertura do III Fórum dos Direitos das Crianças que decorreu no Centro Cultural de Cascais.
Este fórum, que assinala a data da aprovação da Convenção dos Direitos da Criança, abriu com a divulgação de uma consulta pública realizada durante o período das eleições autárquicas a 10 mil crianças e jovens do país.
O estudo de opinião que foi iniciativa da extensão portuguesa da UNICEF, e que tomou a designação “Temos Voto na Matéria”, teve a supervisão do Centro de Sondagens da Católica. De realçar que para o estudo Cascais deu o maior contributo nacional, com a participação no inquérito de mais de 900 crianças e jovens.
O resultado foi anunciado pela representante da UNICEF PT, Teresa Mota Capitão e o estudo refere que “apenas 25% dos inquiridos dizem ter sido escutados pelo poder central e local e 20% referem que essa auscultação se traduziu em resultados práticos”.
Isto significa que 75% por centos se dizem insatisfeitos. Como referiria Carlos Carreiras “muito há a fazer nesta matéria”, embora, acrescentou, “muito já esteja a ser feito no concelho de Cascais”. O autarca dá o exemplo do programa “A Voz dos Jovens”, desenvolvido com o apoio da autarquia e que, anualmente, reúne em plenário jovens das escolas públicas e privadas do concelho e que tem a atenção particular da autarquia, que assinala a sua presença com a participação nesse fórum de todos os vereadores e, mais recentemente, com um convidado do poder central.
Deste fórum, “A Voz dos Jovens” saem propostas que são tidas em conta, refere o autarca, nas deliberações do executivo camarário, mas também falou do Orçamento Participativo Jovem.
Em matéria do exercício dos direitos das crianças e jovens, a vereadora Carla Semedo apresentou uma brochura que faz o levantamento dos diversos projetos que envolve a comunidade educativa, mas também as instituições sociais que operam no concelho.
Num terceiro painel abordou os novos mecanismos e ferramentas que, no futuro, permitam ampliar o envolvimento e participação de crianças e jovens nas mudanças para a promover os seus direitos e bem-estar.HC/PR/LB/CMC