CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Sede da 1ª Companhia de Guias de Cascais requalificada

Os movimentos escutistas e guidistas têm um papel fundamental na formação dos jovens

No dia que marca o início das atividades guidistas, este sábado, 9 de outubro, o Executivo Municipal visitou a Sede da 1ª. Companhia de Guias de Cascais, no Parque Marechal Carmona, que foi objeto de obras de alargamento e requalificação.

Após esta intervenção, a 1ª Companhia de Guias de Cascais, que conta com cerca de 70 efetivos, apresenta agora melhores condições para poder reunir os diferentes ramos existentes na companhia, possibilitando não só acolher mais crianças e jovens, mas que cada ramo da companhia possa ter a sua sala.

"Para nós é muito importante porque temos vindo a crescer cada vez mais, temos tido cada vez mais guias e mais raparigas a quererem entrar para a Companhia e já não cabiamos todas na sede. Pelo que esta ampliação vai significar espaço confortável para todas nas nossas reuniões semanais", afirmou Matilde Carreiras, Chefe das Guias, ao receber a chave da nova sede requalifcada e ampliada.

Tendo as suas Guias organizadas por ramos, com diferentes idades, a 1ª Companhia de Cascais, fundada em 2002 (12-10-2002), assenta a sua atividade no voluntariado, proporcionando às raparigas e jovens mulheres a oportunidade de desenvolverem o seu potencial como cidadãs universais responsáveis.

A significativa implantação, no Município de Cascais, dos movimentos de índole escutista e guidista tem sido essencial no complementar de respostas sociais e educativas existentes em Cascais, assumindo um papel fundamental na formação e na educação dos jovens, e contribuindo para uma maior consciência cívica, ambiental e humanitária.

"Nestes últimos anos temos feito um forte investimento na construção e reabilitação de novas sedes destes movimentos juvenis e queremos continua esta aposta porque acreditamos que o associativismo tem sido um pareciro essencial para o desenvolvimento da área da juventude no concelho", referiu Frederico Nunes, vereador da Câmara Municipal de Cascais.  

Atualmente o movimento de índole escutista e guidista, representado em todo o território de Cascais, integra 4 Companhias de Guias, 4 Grupos associados à AEP – Associação de Escoteiros de Portugal e 9 Agrupamentos associados ao CNE – Corpo Nacional de Escutas, para além do Núcleo da Barra e da Fraternidade de Nuno Alvares.

O caráter não lucrativo destas entidades, o reconhecimento do papel social e educativo da sua atividade, e a importância da existência de locais com condições adequadas e necessárias ao desenvolvimento da sua atividade, leva a que o Município de Cascais, ao longo dos anos, venha a apoiar na construção e preservação das sedes esco(u)tistas e guidistas, permitindo assim, oferecer uma maior qualidade a todos os jovens que acolhem nas suas atividades.

Paula Lamares | Ana Guerreiro | Carolina Barbosa | CMC
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0