CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais como exemplo na gestão de resíduos urbanos

Representantes de São Tomé e Cabo Verde visitam Cascais no âmbito do Programa REDES
Representantes da Câmara Distrital de Água Grande, São Tomé e Príncipe e representantes do poder local de Cabo Verde visitaram alguns dos locais de recolha e tratamento de resíduos urbanos de Cascais, no âmbito do programa REDES, um programa financiado pela União Europeia que procura dar a conhecer projetos avançados de gestão de resíduos urbanos, como é o caso do sistema implementado em Cascais, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável e uma economia de baixo carbono.
Este projeto europeu, designado REDES, que “tem financiamento da União Europeia em 2 milhões de euros”, referiu Txema Perláez Palazón, presidente do Consorci de La Ribera, da região de Valência, que lidera este projeto, procura influenciar através dos bons exemplos em matéria de gestão e de resíduos urbanos e de boas práticas ambientais. “Pretendemos capacitar as autoridades e os líderes da sociedade, para que sejam eles os transmissores dessa educação ambiental” e envolvam os cidadãos a participarem no projeto, porque, acrescentou Txema Perláez Palazón, “toda a mudança na gestão dos resíduos necessita da consciencialização e participação das pessoas”.
Os visitantes foram inicialmente recebidos, no Centro Cultural de Cascais, pela vereadora da Câmara Municipal de Cascais com o pelouro do ambiente, Joana Balsemão. Na visita ao concelho de Cascais foram acompanhados por Luís Almeida Capão, administrador da empresa municipal Cascais Ambiente.
A recepção teve um outro momento de Boas-Vindas, no Centro Cultural de Cascais, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Luís Capão explicou a razão de ser este um dos concelhos visitados: “Nos últimos 8 anos Cascais tem liderado a nível nacional aquilo que tem sido a estratégia de incorporação de várias soluções para os nossos municípios, desde a limpeza urbana à recolha de resíduos”. O administrador da Cascais Ambiente lembraria que este concelho dispões de “tudo o que há de mais avançado” em matéria de gestão de resíduos urbanos e que essa circunstância é reconhecida lá fora, designadamente na vizinha Espanha que, “recentemente, distinguiu este município”. HC/LB/RV/CMC
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0