CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Dia Internacional do Idoso

Como se envelhece em Cascais?
O Dia Internacional do Idoso comemora-se a 1 de outubro. Assinalado desde 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.
 
E em Cascais? Como envelhecemos?
Estima-se que, em 2030, no concelho de Cascais, a população com 65 e mais anos, será de mais de 57 mil pessoas. Com o aumento da esperança de vida, Cascais aposta num conhecimento atual e prospetivo. O estudo estratégico sobre o envelhecimento – velhice e políticas sociais no concelho de Cascais - enquadrado na Operação Cascais Senior+, pretende conhecer, aprofundadamente, o envelhecimento e a velhice neste concelho e agir, a curto-médio e longo prazo. 

Principais preocupações:
 - Em 2011, no concelho de Cascais, 22 por cento das pessoas mais velhas, viviam sozinhas, sendo que a maioria -  55 por cento - tem + de 75 anos – de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) . As situações de isolamento em idosos com idade avançada merecem especial atenção, dada a maior prevalência neste grupo da perda de autonomia, a par de um enfraquecimento da rede de relacionamentos sociais, o que conduz a situações de solidão. Esta situação foi agudizada pelo contexto pandémico e consequente confinamento social.
- A diversidade de perfis das pessoas com 65 e + anos exige um conhecimento e compreensão mais apurado do fenómeno do envelhecimento e da velhice no território de Cascais que fundamente e sustente as opções de investimento no território
- Os riscos associados ao envelhecimento, como a dependência e o isolamento exigem uma capacidade de aumentar e flexibilizar as abordagens e soluções e os cuidados sociais e de saúde diferenciados, que respeitem a autonomia potencial das pessoas e preservem a sua dignidade e singularidade. Destaca-se ainda a importância de implementar medidas de apoio aos cuidadores informais quer ao nível do seu reconhecimento social como do seu descanso.
 - Os condicionamentos decorrentes da exposição de munícipes idosos a situações de maior vulnerabilidade (física; psicológica, financeira, social etc) exigem medidas que promovam a inclusão e proteção social dos mesmos.
 - A necessidade de garantir progressivamente uma cobertura territorial de respostas sociais na área do envelhecimento e velhice o mais próximo possível das necessidades identificadas e assegurar que o espaço publico é inclusivo e permite e favorece a sua fruição pelos mais idosos.

Envelhecimento ativo e saudável
Este é um dos eixos de atuação que procura congregar e qualificar a atuação dos diversos atores que no terreno dinamizam recursos e respostas nesta área para uma intervenção estratégica e em sinergia;
Cascais tem promovido e apoiado a implementação de um conjunto de medidas que respondam à heterogeneidade de perfis, interesses e expetativas das pessoas com 65 ou mais anos que contribuam, de forma preventiva, para o exercício da cidadania e uma maior qualidade de vida

Caso disso são as Universidades e Academias Seniores que hoje existem no concelho (Academia Sénior e Academia digital da Cruz Vermelha ; Universidade Sénior do Clube de Futebol de Sassoeiros; Universidade Sénior da Associação Nª Sra. Das Neves de Manique; Centro Engª Álvaro de Sousa) que valorizam as aprendizagens ao longo da vida, disponibilizando aos munícipes interessados, atividades regulares nas áreas culturais, do conhecimento, do saber e de convívio, dirigidas a pessoas seniores a partir dos 50 anos de idade. Na maior parte das vezes constituem-se como polos de ofertas de atividades previamente planeadas. 

Neste mesmo contexto se destaca a Academia da Saúde que visa a promoção da literacia em Saúde e tem como principais ações a informação, o atendimento, divulgação e encaminhamento. Esta academia tem quatro espaços de atendimento presencial em funcionamento, na loja Cascais em Tires, no Hospital de Cascais - Dr. José de Almeida, no Parque da Quinta da Alagoa em Carcavelos- Vitamimos e nos Bombeiros Voluntários de Alcabideche, bem como um espaço online em academiadasaude.pt.
Em Cascais existem diversos programas e projetos que visam a promoção do bem-estar e estilos de vida saudáveis desenvolvidos pela autarquia, muitos deles em parcerias com entidades. Seniores em Movimento e Vales Desportivos, o projeto Caminhadas, o programa Voluntariado Sénior, o projeto Palco da Vida ou Nós e os Outros, Pedalar sem Idade, ou os Encontros Digitais- sessões on-line para seniores, de entre muitos outros. Conheça-os melhor.
Tem por objetivo de criar oportunidades para as pessoas se sentirem socialmente úteis e ativas, potenciando e valorizando as suas competências pessoais e profissionais, partilhando saberes e experiências, por forma a prevenir eventuais estados depressivos, isolamento social e promovendo um envelhecimento ativo. Destina-se a munícipes reformados residentes no município, com idade igual ou superior a 65 anos e com perfil adequado para o desempenho de atividades no universo municipal de apoio a iniciativas e serviços na área cultural, ambiental, entre outras. A atividade voluntária desenvolve-se em organizações municipais (serviços e empresas), as entidades enquadradoras, maioritariamente nas áreas ambientais e culturais.

Programa “Seniores em Movimento”
Iniciado em 2003, este projeto é dirigido aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos integrados em Centros de Dia e de Convívio, possibilitando o acesso à prática regular de exercício físico na modalidade hidroginástica com um custo de mensalidade em função do rendimento percapita. Tem como objetivo a promoção e adoção de estilos de vida saudáveis com ganhos em aptidão física (autonomia funcional), autoestima, relacionamento interpessoal e consequente melhoria da qualidade de vida de todos os participantes neste projeto. As sessões são asseguradas por 6 entidades parceiras que dispõem de piscina: Associação Nacional de Espondilite Anquilosante; CERCICA; Junta de Freguesia de Alcabideche; Associação Humanitária dos Bombeiros de Parede ”Amadeu Duarte”; Grupo Dramático e Desportivo de Cascais (temporariamente suspenso) e ainda a Empresa Municipal - Cascais Envolvente e mais recentemente pela Associação Humanitária dos Bombeiros dos Estoris.

Programa Vales Desportivos
Visa também promover o envelhecimento ativo e adoção de estilos de vida saudáveis com ganhos em aptidão física (autonomia funcional), autoestima, relacionamento interpessoal e consequente melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Permite a prática regular de várias modalidades de atividade física em diversas entidades aderentes por parte pessoas seniores do concelho com rendimentos mais baixos, que não se encontram inscritos em instituições. Em 2021 estarão disponíveis diversas atividades como por exemplo pilates; localizada; yoga; aquaterapia; hidroginástica; esgrima e zumba.

CLUBES ADERENTES:
Localizada | Pilates | Yoga
Hidroginástica* | Pilates
* aguarda autorização da Segurança Social para reabertura da piscina
Aquaterapia | Livre-trânsito piscina/academia (sala musculação e cardiofitness e aulas de grupo, incluindo Hidroginástica)
Esgrima | Esgrima artística | Esgrima histórica | Esgrima adaptada (para cegos e cadeira de rodas)
Zumba
Ginástica Sénior | Pilates | Yoga

Caminhadas
Existem 9 paragens de caminhadas que são o ponto de partida para uma caminhada pelo concelho. Em cada paragem existe um condutor responsável pelo percurso nos horários e dias identificados para a caminhada, sendo os percursos para todas as idades, com um grau de dificuldade fácil. Este exercício físico, contribui para combater o sedentarismo e as doenças crónicas associadas. As caminhadas constituem também um excelente momento de convívio entre os participantes. Constituem-se como uma iniciativa do Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde.

Programa + Saúde 
Todos os dias que disponibiliza atividades gratuitas abertas à população senior em torno da literacia e da atividade fisica

O Projeto Nós e os Outros
Programa de Intervenção Estruturado para a população sénior dos Centros de Convívio e Espaços seniores com dinâmicas de grupo e metodologias ativo-participativas que pretende, através da promoção de desenvolvimento pessoal, dar ferramentas aos seniores para lidar adequadamente com as situações do dia-a-dia, nomeadamente com uma melhor adaptação às adversidades e uma melhor capacidade de resolução de conflitos, através da Psicologia Positiva.
Projeto direcionado para Centros de Dia, Centros de Convívio e Espaços Sénior, envolvendo a comunidade em geral. Tem como objetivo unir, envolver, prevenir, acrescentar, dinamizar, multiplicar competências e saberes através da arte. É constituído por dinâmicas com objetivos específicos e desenhados para a Prevenção, Estimulação Cognitiva, Expressão Emocional, Ajuste Comportamental, Autoestima, Envelhecimento Ativo, Saudável e Feliz. 
A mobilidade reduzida já não é razão para ficar em casa. Pedalar sem idade é um projeto inclusivo que nasceu na Dinamarca e que permite aos seniores ou munícipes cascalenses com dificuldade de mobilidade, passear gratuitamente num riquixó, também conhecido por eco-taxi, conduzido por voluntários, e disfrutar da paisagem, para já, numa primeira fase, num percurso de uma hora no Centro da Vila de Cascais ou num passeio pela ciclovia do Guincho.
 
 
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0