CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Exposição “ A parte que fica” | Que marca deixamos para o futuro?

Uma experiência interativa e imersiva para todos

Sabe que existem pegadas de dinossauros no concelho de Cascais? Conhece os tipos de rochas que pode encontrar na orla costeira? E se pudesse experienciar os mistérios do fundo do mar? Ou espreitar pelo microscópio para encontrar micro-plásticos?

Estas são algumas das experiências disponíveis que pode encontrar na exposição “A Parte que fica”, patente no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em S. Pedro.

Quem visita esta exposição fica a conhecer melhor a realidade da orla costeira de Cascais, assim como obtém informação essencial à compreensão da riqueza em presença desde muito antes da existência humana.

Esta exposição foi desenvolvida numa ótica inclusiva, destinada a qualquer faixa etária, bilíngue, adaptada a invisuais e visitantes de mobilidade condicionada.

Uma exposição interativa onde é possível espreitar para dentro de grutas que contêm achados arqueológicos, encarnar dinossauros e conhecer um pouco mais destes animais que deixaram a sua marca na praia da Parede, assim como observar a costa de Cascais e a sua riqueza histórica.

O visitante poderá também analisar as formações rochosas que constituem o testemunho preservado do registo geológico, utilizando um laboratório didático presente na exposição.

Além de uma poça de maré artificial onde poderá contactar com as espécies características da Área Marinha Protegida das Avencas, o visitante é desafiado a fazer um mergulho virtual através de uma experiência imersiva. Poderá igualmente contemplar as riquezas do Oceano através da cenografia e dos conteúdos multimédia.

A exposição permanente presente no Centro de Interpretação da Pedra do Sal pretende transmitir ao visitante a importância da “marca” que deixamos para o futuro, levando à reflexão sobre a sua pegada ecológica e de como as ações de cada um de nós podem fazer a diferença no equilíbrio e sustentabilidade do planeta.

Os conteúdos da exposição são trabalhados e adaptados a diferentes tipos de público. Aqui entram as atividades escolares, palestras, visitas guiadas e atividades em família.

Mais informação sobre o CIAPS - aqui

Informação e marcações para a exposição - aqui

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0