CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais dá passos decisivos para a neutralidade carbónica

Câmara de Cascais aprovou hoje, por unanimidade o Roteiro Municipal para a neutralidade carbónica em 2050.
 
O documento que será abordado de forma mais detalhada pela vereadora com o pelouro do Ambiente, Joana Balsemão, em futuras sessões da Câmara é “um instrumento para o planeamento e desenvolvimento sustentável do concelho”.
 
Joana Balsemão tem referido que a “ação climática está enraizada nas políticas e ações de forma transversal na Câmara Municipal de Cascais.
São muitos os investimentos que têm colocado o município na linha da frente da inovação, aliada à neutralidade carbónica. 
 
Aliás hoje começou uma nova “Era de Mobilidade”, em Cascais, com novos autocarros, linhas e destinos, com veículos que respeitam as normas europeias sobre emissões carbónicas.
 
“É nas cidades que a batalha da sustentabilidade vai ser ganha, ou perdida. É nos aglomerados urbanos que se concentram os maiores impactos negativos, mas também onde se concentram as soluções.
Cascais tem como visão ser o melhor lugar para viver um dia, uma semana, ou uma vida inteira e isso só é possível com um ambiente urbano são.
Por isso, o Município tem vindo a trabalhar com determinação nas questões da qualidade do ambiente urbano.
Ao mesmo tempo, está a ampliar as ações de mobilização e envolvimento da população nas questões ligadas ao Ambiente”, referiu recentemente a vereadora em declarações à comunicação social.
 
Sobre esta problemática, a vereadora referiu recentemente que “podemos ter mais e melhores transportes públicos (menos poluentes) na cidade, mas é preciso que sejam acessíveis e adaptados às necessidades dos utilizadores, ou seja, com horários e percursos adequados e referenciados. Por isso, os sistemas inteligentes são fundamentais na recolha, análise e acesso à informação. Em Cascais estamos a fazer o caminho para uma cidade inteligente e humanizada, ao mesmo tempo que estamos a ampliar as ações de mobilização e envolvimento da população nas questões ligadas ao ambiente, nomeadamente no que respeita às alterações climáticas”.
 
Noutro ponto da ordem de trabalhos da reunião camarária foi também aprovado por maioria, com a abstenção do vereador representante do PCP, a alteração do posicionamento remuneratório por opção gestionária que, segundo o vice-presidente Miguel Pinto Luz vai permitir aumentos máximos permitidos por lei, que define que serão elegíveis para “beneficiar de alteração do posicionamento remuneratório os trabalhadores do órgão ou serviço, onde quer que se encontrem em exercício de funções, que, na falta de lei especial em contrário, tenham obtido, nas últimas avaliações do seu desempenho referido às funções exercidas durante o posicionamento remuneratório em que se encontram”.
 
A Câmara também ratificou por unanimidade os despachos do presidente que decretaram luto municipal pelo falecimento de Filipe Figueiredo, presidente do “Grupo recreativo 1º de Maio, de Tires e do coronel Diniz de Almeida, figura emblemática da Revolução de Abril e que foi vereador da Câmara de Cascais.
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0