CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Forças de Segurança coordenam ação para um concelho mais seguro

Saiba quais as principais conclusões do Conselho Municipal de Segurança

“Cascais é um concelho seguro para viver e visitar” foi a principal conclusão do Conselho Municipal de Segurança que reuniu esta segunda-feira na Casa das Histórias Paula Rego.

De facto, os índices de criminalidade apresentados pelas diferentes Forças de Segurança a atuar no território, para o ano de 2020 e primeiros quatro meses de 2021, apresentam uma queda acentuada em comparação com os valores de 2019. Ainda que tenhamos que levar em linha de conta o confinamento decretado pelo governo para mitigar a pandemia de Covid-19, mesmo nos períodos de desconfinamento que se seguiram, os números continuam abaixo da média nacional.

A época balnear que em Cascais se iniciou a 15 de maio e a possibilidade de haver um relaxamento no comportamento das pessoas quanto às regras sanitárias para evitar a transmissão da Covid-19 foi uma das preocupações avançadas nesta reunião ordinária do Conselho de Segurança.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, referiu a necessidade de reforçar as ações das Forças de Segurança, na prevenção e sensibilização da população para os comportamentos de risco:

“ Aquilo que nos está hoje a preocupar é ainda a situação do Covid-19. Temos que ter a consciência que estamos a viver no âmbito de uma pandemia.” E deixou o alerta: “As pessoas estão a sentir uma necessidade de liberdade mas que tem que ser uma liberdade conquistada com o cumprimento das regras para que não voltemos a perder essa mesma liberdade”

Carlos Carreiras sublinhou também o importante papel destas reuniões: “reunir o Conselho Municipal de Segurança permite-nos uma maior coordenação entre todos os intervenientes, não só com as Forças de Segurança, mas com outras instituições que têm um contributo muito efetivo na gestão do próprio território”, para que “com o empenho de todos” possamos continuar a ter um concelho seguro.  

O autarca adiantou ainda que no que concerne à segurança nos transportes públicos esta vai ser reforçada. Já que a partir desta terça-feira, 25 de maio, haverá um novo operador de transportes no concelho de Cascais. Estes novos autocarros estão equipados com alta tecnologia, nomeadamente tecnologia de segurança. Os veículos passam, assim, a contar com videovigilância e um botão de pânico para os motoristas na ocorrência de algum incidente.  

Sobre o Conselho Municipal de Segurança | Criado pela Lei 33/98, de 18 de julho, procura congregar representantes dos mais diversos setores da comunidade numa assembleia focada nas questões relativas à segurança com a finalidade de sinalizar, analisar e aconselhar sobre problemas com impacto direto ao nível da segurança das pessoas e bens, ou que nesta pudessem interferir, de forma a identificar soluções articuladas a nível local.

Sobre a composição e competências deste Conselho saiba mais aqui (PL)

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0