CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“AtiVoluntário” desafia jovens a criar iniciativas

Colégio Amor de Deus acolheu projeto piloto

Ao longo deste ano letivo, 235 alunos de 11 turmas do Colégio Amor de Deus estiveram envolvidos no projeto piloto “AtiVoluntário”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Jovem Cascais, com o intuito de ativar o voluntário que existe dentro de cada um dos jovens.

Uma experiência de sucesso que levou os alunos do colégio a desenvolver 13 projetos de voluntariado ligados à área Social, Educacional, Ambiental, Saúde e Comunidade, em parceria com entidades como as Scholas Occurrentes, Para Onde, Apoio à Vacinação, SFA, Helpo e Movimento Claro.

“O que vimos hoje aqui é uma amostra de que os jovens têm muita vontade de fazer voluntariado, é apenas preciso indicar-lhes qual o caminho, vontade há muita,” revelou Frederico Nunes, vereador da autarquia, na sessão de encerramento deste projeto.

Mathilde Colette, do 11.º 4, foi uma das alunas que hoje apresentou o seu projeto aos colegas, professores e executivo da autarquia. 

“O nosso projeto chama-se Reconhecer as Origens. Tem como âmbito conhecermos melhor as irmãs, que são a base e a alma do coração do colégio, são elas que estão sempre cá para nós,” explicou. Quanto aos projetos dos colegas, a aluna destacou algumas das propostas apresentadas: “Vários projetos à volta do ambiente, como limpar praias ou a colocação de contentores aqui na escola para reciclarmos. Houve também projetos para os mais pequeninos, que acho importante porque são eles a geração a seguir à nossa.”

Num levantamento realizado pelos alunos, foi identificada a necessidade de equipar a escola com contentores de reciclagem e ecopontos nas salas de aula. Um projeto que contou com o apoio da Cascais Ambiente, da Sociedade Ponto Verde e da Associação de Pais do colégio.

Já Clara Hipólito, também do 11.º 4, destacou a importância do apoio da Jovem Cascais e dos professores: “É importante sermos presenteados com uma oportunidade para realmente ajudarmos outras pessoas. É muito mais fácil quando se põe à nossa frente e nos dizem - ok, estamos aqui para ajudar - e mostram-nos que querem a nossa ajuda. Cascais quer a nossa ajuda”.

A iniciativa regressa no próximo ano letivo.

"Foi um resultado bastante positivo. Estamos em condições de no próximo ano dar continuidade a este projeto nesta escola, e dar o arranque para desenvolver mais projetos desta envergadura nas mais variadas escolas." concluiu o vereador.

Saiba mais sobre o projeto “AtiVoluntário” aqui

(CMC/FC)

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0