Está aqui
Cascais inaugura Sistema de Alerta de Cheias da Ribeira das Vinhas
Cascais está agora mais prevenida para as consequências de eventuais novas cheias no concelho. A Câmara Municipal e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram, nesta quinta-feira - Dia da Terra -, na Quinta do Pisão, um protocolo de cooperação para a troca de informação hidrometeorológica.
No âmbito deste protocolo foi instalado um Sistema de Alerta de Cheias na Ribeira das Vinhas, que abrange várias estações de mediação em tempo real da pluviosidade e do caudal desta ribeira, considerada uma das que apresenta maior risco de cheias a nível nacional.
Uma ajuda importante, sobretudo, porque as características da bacia hidrográfica da Ribeira das Vinhas representam risco acrescido de inundações na baixa da Vila de Cascais.
“Este é um passo muito importante também porque nos deparamos com as alterações climáticas que são uma realidade à qual temos de nos adaptar. Estas vão trazer cada vez mais fenómenos climáticos extremos e, por isso, faz todo o sentido que nos precavamos para controlar esse risco”, refere Joana Balsemão, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal.
Sistema eficaz aumenta tempo de resposta
A implementação de um Sistema de Alerta de Cheias eficaz como este permite dotar os serviços de emergência, como a Proteção Civil, de um aumento do tempo de resposta em caso de necessidade, imprescindível para conseguir prevenir e/ou minimizar os danos decorrentes de futuros episódios de inundações para pessoas e bens.
Investimento permite monitorização à distância em tempo real
Até agora, a Ribeira das Vinhas era monitorizada apenas através de três estações udométricas (onde se regista os valores de precipitação, velocidade e direção do vento) e uma estação hidrométrica (para medir níveis de água, índices pluviométricos (chuva) e outros parâmetros) da responsabilidade da APA, I.P. Equipamentos que não permitiam constituir um sistema de alerta eficaz, quer devido ao número insuficiente de estações (sobretudo hidrométricas), quer pelo facto de estas não disporem de telemetria, o que não permitia transmitir os dados à distância em tempo real.
Com este novo investimento e o protocolo hoje assinado, o município de Cascais complementa a rede de monitorização existente na bacia da Ribeira das Vinhas, através da aquisição e instalação de quatro novas estações hidrométricas e udométricas noutros locais da ribeira. Ao mesmo tempo, o município garantiu o upgrade telemétrico de três estações udométricas da APA, o que permite obter um Sistema de Alerta de Cheias eficaz. Desta forma, é possível a partilha de informações e tirar partido das valências do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) e Sistema de Vigilância e Alerta de Recursos Hídricos (SVARH).
SJ/CMC