Está aqui
Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães celebra 81 anos e abre as portas à noite
O Museu-Biblioteca Condes de Castro Guimarães assinalou o seu 81º aniversário ao longo do dia 12 de julho, com a iniciativa “Os Condes convidam”, dirigidas a grupos de crianças enquadradas em instituições escolares ou ATL. Às 10h00 e às 14h00, os “Senhores Condes” receberam os visitantes, orientando-nos num percurso pelo palácio, a Torre de São Sebastião. De seguida, conduziram-nos aos jardins exteriores onde “encontraram” personagens características do concelho de Cascais das primeiras décadas do século XX: um pescador, uma peixeira, um saloio, um moleiro, alguns veraneantes e outras personagens da época com os quais conversaram sobre as suas profissões, condições de vida, hábitos e costumes.
As comemorações prosseguem na noite de 21 de julho, com a abertura do museu fora do seu habitual horário de visitação. Ao som do grupo JAZZ Q4, entre as 21h15 e as 22h15, será possível participar em visitas orientadas à coleção permanente, incluindo uma introdução à exposição de arqueologia ” Cascais Três Mil Anos Antes da Nossa Era”.
Paralelamente, das 21h45 às 22h45, decorrem visitas orientadas à exposição temporária “A Pulsão do Amor. Arte Partilhada Millennium bcp”, um breve percurso pela “aprendizagem” do amor, a partir da observação de 26 obras de autores de referência, nacionais e estrageiros. Esta exposição termina o seu período de apresentação no museu no dia seguinte, 22 de julho.
O programa inclui ainda subidas ao torreão do museu, entre as 21h30 e as 23h30, possibilitando aos visitantes admirarem a paisagem noturna da área envolvente do museu.
A participação nestas iniciativas é gratuita, mas requer inscrição prévia pelo tel: 214815304.