CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Democracia Digital | Cascais na primeira linha

Centro de teste rápidos antigénio (zaragatoa) massivos entra em funcionamento dia 22.03.2021

A Câmara vai instalar, já a partir da próxima segunda-feira, na FIARTIL, Feira do Artesanato do Estoril um novo centro de teste rápidos antigénio (por zaragatoa) massivos. Esta foi uma das novidades anunciada por Carlos Carreiras, na sua habitual intervenção em direto com os munícipes na página do facebook.

Este centro servirá para testar os cidadãos de Cascais ligados a setores de atividade económica de especial relevância, como o comércio, hotelaria, turismo, serviços ligados às escolas e outros grupos. A testagem será totalmente gratuita para a população abrangida durante os próximos 2 meses. Serão 35 mil testes à razão de 7500 testes a cada 15 e já na próxima semana para todos os que forem indicados pelas respetivas associações representativas.

Esta é a forma que, entre outras, a Câmara prepara as condições de confiança para que, sem percalços a vida comece aos poucos a recomeçar.

Um dos temas dos esclarecimentos prestados por Carlos Carreiras foi a vacinação. O presidente deu conta da apreciação extremamente positiva transmitida pelo Vice-Almirante Gouveia e Melo depois de visitar o Centro de vacinação instalado pelo município em São Domingos de Rana.

A importância da vacinação e a segurança da vacina AstraZeneca foi igualmente abordada pelo presidente. “É muito mais seguro tomar a vacina do que ficar à mercê do vírus que mata”, acrescentou.

As obras nas escolas foi também tema dos esclarecimentos de Carlos Carreiras, que visitou as escolas do concelho no momento em que as aulas presenciais reabriram para os níveis de ensino pré-escolar, creches e 1º. Ciclo. “Fomos às escolas tomar o pulso a muitos investimentos que estamos a fazer na Educação”, tendo de seguida escalpelizado detalhadamente as obras em curso e anunciou que “Cascais está muito perto de ser um concelho totalmente livre de amianto nas escolas”.

A entrada em vigor da nova operação de transporte público rodoviário mereceu também alguns esclarecimentos do presidente da autarquia. A oferta vai aumentar em 83% em termos de quilómetros, ou seja são mais de 7 milhões de quilómetros contratados anualmente, com uma frota de 96 autocarros novos a estrear, menos poluentes, equipados com wifi, e sistemas de segurança e sensores de bordo. Além disso Cascais obteve com esta adjudicação o preço por quilómetro mais baixo de toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML). São 1,76€ em Cascais contra 1.93€ na AML.

Concorreram ao concurso de motoristas 700 pessoas, 348 do concelho de Cascais., anunciou Carlos Carreiras.

O autarca não deixou de sublinhar situações que, apesar do seu caráter particular, têm uma especial importância no que é o ADN solidário de Cascais. Hoje a vida do Gonçalo, um jovem de 23 anos de idade, utente da Cercica de S. Domingas de Rana recebeu da Câmara, uma cadeira de rodas elétrica, que lhe vai permitir ter daqui para a frente uma melhor qualidade de vida.

JP/CMC

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0