CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cascais entrega equipamentos informáticos a famílias do concelho

Iniciativa apoia famílias de alunos do escalão A e B da Ação Social Escolar.

A Câmara Municipal de Cascais entregou, esta segunda-feira, 1700 equipamentos informáticos às famílias mais carenciadas dos Agrupamentos de Escolas do concelho para o regresso ao ensino à distância.

“Hoje estamos a fazer a entrega de computadores em falta. Estivemos em quatro escolas e entregamos computadores às famílias mais vulneráveis. Aproveitamos também para visitar algumas obras em curso”, afirmou o Vereador Frederico Pinho de Almeida, que acompanhava o Presidente da CMC, Carlos Carreiras. A entrega dos computadores é muito valorizada pelas famílias abrangidas, como é o caso de Jéssica Silva, para quem esta “ajuda é muito Importante”.

Para esta mãe, de uma família mais vulnerável, “agora é mais fácil o ensino à distância”, dada as dificuldades financeiras que atravessa. “Não tínhamos essa verba para gastar”, declarou.

Recorde-se que, na passada sexta-feira a autarquia entregou estes 1000 computadores portáteis e 700 tablets aos Agrupamentos de Escolas do concelho, antecipando por empréstimo os equipamentos que o Ministério da Educação se comprometeu a entregar. Agora foi a vez de os fazer chegar aos próprios alunos.

Quando chegarem os equipamentos do Ministério da Educação este material será devolvido à autarquia para um programa na Área da Saúde e do Envelhecimento Ativo, que o município está a desenvolver e que deverá ser lançado em abril. Assim, com esta entrega pretende-se complementar já as necessidades escolares dos netos para que depois estes sejam utilizados pelos avós e bisavós a bem de um envelhecimento saudável.

Os equipamentos informáticos abrangem alunos desde o 1.º ciclo até ao Ensino Secundário do escalão A e B da Ação Social Escolar.

Depois de cobertos estes escalões, A e B, a autarquia vai abranger as restantes necessidades no que for viável, admitindo alargar a aquisição de mais equipamentos, estando a estudar a forma legal de comprar equipamentos que serão alugados aos alunos que não sejam do escalão A e B e a de estabelecer equipamentos em espaços no município onde os alunos possam ter acesso ao Ensino à distância.

“Em Cascais ninguém fica para trás, nenhum aluno pode por falta de condições, por falta de capacidade financeira, não ter acesso ao Ensino e, por isso, a Câmara fez um enorme investimento para cobrir aquilo que é uma responsabilidade que o Governo não concretizou”, sublinha Frederico Pinho de Almeida, vereador da autarquia.

Distribuição de Computadores Portáteis por Agrupamento de Escola:
- Alapraia: 101
- Alcabideche: 55
- Aquilino Ribeiro (Oeiras): 23
- Alvide: 116
- Carcavelos: 94
- Cascais: 8
- Cidadela: 28
- FG Azevedo: 225
- IBN Mucana: 19
- Matilde Rosa Araújo: 61
- Parede: 38
- São João do Estoril: 138
- Salesianos de Manique:43

S.R.S. /S.J.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0