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O melhor amigo da Escola Inclusiva

Projeto Cas’Cão explora a "química" entre os cães e as crianças para tornar mais inclusiva a escola.

O professor Rui Simões é perentório: “tenho notado muitas evoluções ao nível da comunicação e até da motricidade global”.

Rui Simões dá aulas na escola Frei Gonçalo de Azevedo aonde se desenvolve o projeto Cas´Cão da Associação Mão Guia com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, mas que se estende a outras escolas dos agrupamentos de Carcavelos e Alcabideche.

E que projeto é este?

“Os animais são claros ‘lubrificantes sociais’ facilitando a comunicação entre os humanos tornando mais funcionais, competências essenciais ao desenvolvimento e á regulação de emoções e dos sistemas de comunicação”, refere Eduarda Pires, presidente da “Mão Guia” e responsável pelo projeto Cas’Cão.

Com este projeto, que está a ser desenvolvido em algumas escolas de Cascais, a equipa de Eduarda Pires, com o apoio dos professores, introduz cinco cães na escola e explora esta química, ou melhor esta “alteração ao nível hormonal, desencadeada pela interação do homem com o animal”, como provam estudos científicos citados pela autora.

Este programa assenta em três vetores:

“A Educação para a Cidadania e bem-estar Emocional”, trabalhando no plano da educação não-formal, a formação humanística dos alunos reforçando os valores da cidadania, o respeito pelos valores democráticos básicos e pelos direitos humanos; o “Programa de Apoio à leitura Inclusiva e à inclusão”, designada “Ler-In” e que promove sessões de leitura onde o mesmo livro, seja em braille, letra aumentada, áudio livros ou através de linguagem gestual possa ser lido por e para todos, eliminando essa barreira que separa espaços de leitura, o das pessoas com deficiência e o dos outros; e o “Programa de intervenção direta pela Intervenção Assistida por Animais com alunos com necessidades de saúde e (outras) especiais”, em que, numa sala específica, se desenvolve um programa de Intervenções Assistidas por Animais (IAA) que vai potenciar o desenvolvimento social, cognitivo e da motricidade destas crianças, dando um contributo à participação destes alunos nas atividades escolares.

Ora, foi num destes programas que o Marko e o Torrão foram protagonistas na sala de atividades Funcionais da Frei Gonçalo de Azevedo, em Tires.

“Os animais são muito facilitadores do processo”, refere Eduarda Pires. E explica: “Conseguimos estar a trabalhar inúmeras competências como a autonomia funcional, o equilíbrio motor global, a motricidade fina e nada disso aparece como um trabalho, é um fator lúdico de promoção da educação inclusiva”.

 

Cascais Digital

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