O Tribunal de Contas emitiu o visto ao contrato celebrado entre a Câmara de Cascais e a empresa Martin, S.A., que é também a operadora de transportes rodoviários da Comunidade de Madrid.
Com este novo contrato, dado que Câmara introduziu a inovação do preço por quilómetro, em que Cascais ficará a pagar um preço de 1,76 euros por quilómetro, contra, por exemplo 1,93€ que é o preço em toda a restante Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Além disso, a oferta de autocarros quase que duplica e irá possibilitar a redefinição de rotas.
Cascais aguardava apenas o visto de Tribunal de Contas para concretizar concurso que terminou no final do ano passado. A Martin S.A. tem agora um prazo estabelecido pelo Concurso Internacional de um máximo de 8 meses para ter toda a sua operação a funcionar com maior oferta, com mais autocarros que são os mais modernos e portanto mais amigos do ambiente e a redefinição de rotas, o que representa um melhor serviço para os utentes com autocarros novos e com mais funcionalidades.
A concretização deste objetivo vai permitir que a população de Cascais veja a oferta de transportes coletivos rodoviários aumentar quase até ao dobro dos atualmente existentes. A duplicação do número de autocarros a circular e a diversificação das linhas é fundamental para a melhoria do serviço e uma necessidade de segurança neste período de pandemia.
Cascais representa 7% do total de quilómetros de linhas, de todos os 18 municípios da AML. De acordo com os termos do contrato, todos os autocarros são novos, com zero quilómetros e com tecnologia de ponta, wifi, vídeo vigilância e sensores a bordo e os veículos são da última geração, Euro VI portanto cumprindo todas as normas ambientais.
Já no início deste ano, o Tribunal de Contas tinha emitido um parecer positivo sobre o programa de transportes rodoviários gratuitos no concelho de Cascais que é o primeiro concelho do país e dos poucos a nível europeu a possuir gratuitidade nos autocarros.