CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Pegadas de Cascais | Cascais no caminho da Liberdade

Pequenos documentários que percorrem momentos da história de Cascais
“Pegadas de Cascais” é uma série de pequenos documentários que percorrem momentos da história em que Cascais teve a sua intervenção, quer enquanto cenário dos acontecimentos quer sulcando ou ajudando a sulcar novos trilhos.
Neste episódio, o 6.º, falamos-lhe de como Cascais foi palco privilegiado na vida clandestina do PCP. Na clandestinidade o PCP organizou dois congresso em Cascais, uma reunião magna e deu guarida a Álvaro Cunhal logo após a fuga de Peniche.   

 

 

No primeiro documentário falamos de Casais Velhos e da sua importância numa Europa cristã que ressurge unida em torno do poder Temporal.

No segundo episódio falamos da mão amiga lançada pelas gentes de Cascais a Cristóvão Colombo, quando este regressara da Índia e da importância dessa paragem.

No terceiro episódio contamos-lhe aonde Ian Fleming, escritor e espião do MI-6, se foi inspirar para criar essa personagem mítica do cinema mundial chamado James Bond.

No quarto espisódio falamos-lhe das paredes velhas do Convento de Nossa Senhora da Piedade, onde atualmente está instalado o Centro Cultural de Cascais  e do segredo que escondem. Parcialmente destruído durante o grande terramoto de 1755, o edifício foi transformado em Casa de Veraneio pelo Visconde da Gandarinha e guardou na poeira dos novos tempos um dos mais extraordinários segredos de Cascais… Transportado para o Jardim dos Condes de Castro Guimarães, o painel de azulejos do antigo convento passa despercebido a muita gente. Mas naquele recanto encantado, à vista de todos e a comprovar que muitas vezes é no mais óbvio que se encontram as lições mais importantes, fica a prova da filiação hermética de Cascais e sublinha o significado profundo da simbologia alquímica desenvolvida no antigo convento.

No quinto episódio contamos a história de como João das Regras, o senhorio de Cascais, mudou o destino do reino de Portugal, nos idos de 1383.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0