CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Comissão Municipal de Proteção Civil 2020

Entidades reuniram na Casa das Histórias Paula Rego

A reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil permitiu não só fazer o balanço da pandemia Covid-19 em Cascais, mas também abordar a novidade do Dispositivo de Monitorização e Fiscalização da Época Balnear, o Projeto de Aviso e Alerta de Tsunami e anunciar o "Exercício Rural", simulacro que vai ter lugar dia 27 de junho, para testar capacidade de resposta de meios em caso de incêndio rural no concelho, especialmente em contexto de pandemia.

“Cascais tem vindo a verificar novos casos de infeção por Covid-19", confirmou esta manhã, Carlos Carreiras, presidente Câmara Municipal de Cascais. Reunido com os agentes da Comissão Municipal de Proteção Civil, o autarca, salientou que "ainda assim, os números de Cascais estão abaixo daquilo que são a maior parte dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa”.

A reuninão decorreu esta manhã, 17 de junho, no Auditório Maria Barroso, na Casa das Histórias Paula Rego, Cascais. 

Na última semana, o presidente da autarquia reuniu com a Ministra da Saúde e Secretário de Estado de Assuntos Parlamentares, para dar conta de haver uma “necessidade de maior articulação entre a Câmara Municipal de Cascais, o ACES Agrupamento de Centros de Saúde de Cascais e Delegada de Saúde". Esta dificuldade foi, entretanto, ultrapassada. Importa, agora, alargar essa articulação também à Segurança Social e forças de segurança, revelou o autarca.

"Hoje tenho os dados globais do concelho e também estamos a partilhar com as autoridades de saúde os resultados do rastreio em curso. Isto permite termos uma imagem sobre onde há maior incidência de casos no concelho,” explica Carlos Carreiras, concretizando: “com os testes de rastreio que estamos a fazer na população registamos 0,9% de casos.”

Carlos Carreiras adiantou que, neste momento, Cascais tem perto de 200 cidadãos infectados ativos e 34 óbitos registados. “Neste momento sabemos quais os bairros que estão com maior incidência de infeções e temos de acompanhar isto com ações mais orientadas,” salientou o presidente. O próximo passo é distribuir máscaras gratuitas nos bairros, reforçar os vários sistemas de apoio alimentar que já estão a funcionar no concelho, promovendo parcerias com cadeias de supermercados. A partir da próxima semana, entra em funcionamento o Autocarro Laboratório montado pela autarquia. Este dispositivo móvel deverá começar a realizar testes nos vários bairros e locais sinalizados, em articulação com a Rede Social de Cascais, Juntas de Freguesia e Associações de Moradores. 

“Se Cascais conseguir manter-se nos níveis atuais será ótimo", concluiu o autarca, referindo-se aos números de pessoas infetadas, taxa de ocupação das enfermarias Covid e da unidade de cuidados intensivos no Hospital de Cascais.

Bárbara Carvalho, a nova Diretora Executiva do ACES Cascais, adiantou ainda que o concelho tem desenpenhado um papel importante “ao nível dos cuidados de saúde primários e a nível nacional, para estabelecer estratégias”, apoiando ainda outros municípios.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0