Está aqui
Dia Mundial da Criança
Este ano o Dia Mundial da Criança é celebrado de forma diferente em Cascais. Não haverá a habitual Festa da Criança, o parque infantil gigante, nem o incentivo aos encontros entre crianças, pais, avós, irmãos e primos, como já é tradição no concelho. Mas o dia 1 de junho é demasiado significante e, por isso, a Câmara Municipal de Cascais assinala-o hoje de forma segura em formato on-line.
Já desde 26 de maio, e durante toda a Semana do Brincar que culmina neste dia 1 de junho, a autarquia tem promovido iniciativas nas suas redes, Facebook e Instagram, sobre a importância do Brincar em que se estimulam os mais novos a adotar estilos de vida saudáveis, através de atividades lúdicas e pedagógicas. É que, ainda mais em tempo de pandemia, é importante também que não esqueçamos os direitos daqueles que são o futuro.
Para algumas crianças esses direitos parecem ser adquiridos, mas para outras não, e a verdade é que nem sempre assim o foi. Por isso mesmo, desde 1950 por iniciativa das Nações Unidas assinalou-se pela primeira vez o Dia da Criança, embora só em 1959 é que os direitos da Criança foram aplicados na lei Portuguesa.
A efeméride pretende alertar para a importância de todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, terem direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, Educação, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Cascais não se esquece destes direitos, promovendo-os junto de todos. Venha daí: Programa da Semana do Brincar 2020