Cascais une-se contra os maus-tratos a crianças e jovens, pela defesa dos seus direitos.
Não. Amor não rima com dor! Nunca. Seja ela física ou psicológica… por negligência ou desleixo. E as crianças e jovens de Cascais, do país, do mundo, têm de ser protegidas. Por nós, por todos. Cascais está atenta e as suas gentes estão alerta.
Somos todos agentes de prevenção e é preciso mudar comportamentos: bater, insultar, apertar, humilhar, gritar, desprezar, não é Amar. Não é normal! Não é educar!
É um direito amar, ser amado, respeitar e ser respeitado. Assim se educam os jovens de amanhã e se constrói uma sociedade com valores.
Em confinamento social, sem as escolas, agora encerradas, e sem a sua rotina e atividades de apoio enquanto rede de segurança, agravam-se os riscos. Crianças e jovens deveriam estar em segurança em casa, mas há situações em que isso não acontece.
Sabia que a violência contra as crianças e jovens é um dos mais graves problemas de saúde pública do nosso tempo, quer pela sua dimensão, quer pelas consequências tanto a curto como a longo prazo?
De acordo com os DADOS 2020 da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais:
Foram instaurados 1018 processos de promoção proteção sendo que as situações de perigo mais sinalizadas foram:
1. Exposição da criança e jovem a comportamentos desviantes dos cuidadores:
- a. Violência doméstica – 436 situações.
- b. Consumos alcoólicos – 17 situações
- c. Consumos estupefacientes – 31 situações
2. Negligência parental: 155 situações(88 de negligencia grave e menos grave; 18 negligencia ao nível educativo; 11 ao nível dos cuidados de saúde; 17 falta de supervisão e/ou acompanhamento familiar; 17 negligência psicoafectiva e 4 negligência face a comportamentos da criança ou jovem)
Dados de 2021 apontam para:
Desde o inicio de janeiro do corrente ano já foram instaurados 66 processos de promoção e proteção a favor de crianças e jovens residentes no concelho de Cascais por Exposição da criança e jovem a comportamentos desviantes dos cuidadores (Violência doméstica - 35; Negligencia Grave: 9, Negligencia ao nível educativo – 3, Suspeita de abuso sexual – 1)
Deixamos ainda o alerta para o aumento de situações de suspeita de abuso sexual no ano de 2020 onde foram sinalizadas 7 crianças e jovens.
Cascais é uma comunidade unida que quer contribuir ativamente para a mudança de atitudes e para a Promoção dos Direitos das Criança e dos Jovens.
A vizinhança de proximidade deve denunciar os casos de violência e maus tratos.
Se suspeita que uma criança ou jovem pode estar a sofrer maus tratos, diga não ao Silêncio. Denuncie!
Ligue ou envie e-mail para:
O seu contacto pode ser anónimo e faz toda a diferença.
É preciso estarmos atentos.
O que são Maus Tratos?
Entende-se por negligência a não satisfação de necessidades básicas de higiene, alimentação, afeto, educação e saúde, indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento normais das crianças e jovens.
O mau trato físico resulta de qualquer ação não acidental, isolada ou repetida, infligida por pais, cuidadores ou outros com responsabilidade face à criança ou jovem, que provoque ou possa vir a provocar dano físico.
- MAU TRATO PSICOLÓGICO/EMOCIONAL
O mau trato psicológico resulta da privação de um ambiente de tranquilidade e de bem-estar afetivo indispensável ao crescimento, desenvolvimento e comportamento equilibrados da criança/jovem.
O abuso sexual corresponde ao envolvimento de uma criança ou adolescente em atividades cuja finalidade visa a satisfação sexual de um adulto ou outra pessoa mais velha