CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Covid-19 | Vereador Nuno Piteira Lopes fala com empresários sobre reabertura do comércio e restauração

Câmara Municipal de Cascais “tem feito tudo ao seu alcance para minorar os efeitos desta crise”.

O vereador da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, e o presidente da Associação Empresarial do Concelho de Cascais, Armando Correia, responderam hoje, 7 de maio, em direto, no canal da CMC a  todas as questões colocadas por empresários sobre o desconfinamento do comércio, hotelaria e restauração e explicaram as medidas de apoio existentes para reerguer estas atividades no concelho.

A Câmara Municipal de Cascais “tem feito tudo ao seu alcance para minorar os efeitos desta crise”, sublinhou o vereador Nuno Piteira Lopes, acrescentando: “Temos ouvidos os empresários, as associações e tomado medidas que ajudem a ultrapassar estas dificuldades” que, reconheceu, “nunca serão suficientes para o que nos espera”, mas que a autarquia vai “ao limite do que for possível” para ajudar a reerguer o comércio e a restauração do concelho de Cascais”. 

Nuno Piteira Lopes lançou a ideia da criação de uma grande central de compras para os empresários do concelho que o queiram, já que todos serão forçados a adquirir novos materiais, no âmbito da criação de condições de confiança e segurança para a reabertura dos estabelecimentos comerciais. O vereador destacou que será “mais vantajosa para todos” a aquisição em conjunto desses vários materiais e equipamentos, que terá de ser efetuada, dando como exemplo a necessidade de máscaras, viseiras, acrílicos, separadores, tablets ou ipads

No âmbito da criação de um clima de confiança e segurança entre empresas e clientes, e por questões de higiene, a comunicação digital vai substituir cada vez mais, por exemplo, os tradicionais menus dos restaurantes em ardósia ou papel A4 apresentados numa mica.

Para Nuno Piteira Lopes, isso será feito numa base voluntária, já que ninguém é obrigado a participar, de forma “muito mais vantajosa”, em termos de qualidade e preço, fazer esse tipo de compras em conjunto, em vez de ser cada empresário a comprar individualmente. “Vamos conseguir comprar melhor e mais barato”, sublinhou.

No sentido de aumentar a confiança dos consumidores, o vereador explicou a intenção da autarquia criar um Selo de Qualidade, em pareceria com as associações empresariais do setor, para mais facilmente identificar estabelecimentos que obedeçam a um conjunto estrito de medidas de higiene e segurança e que será atribuído a pedido do próprio empresário que previamente submeterá o seu negócio a uma vistoria técnica.

As regras para o aumento extraordinário e temporário de esplanadas, nomeadamente a densidade de clientes por m2, o apoio da autarquia ao comércio local, os horários a praticar, a isenção de várias taxas municipais durante seis meses, e a continuação da gratuitidade do estacionamento e do transporte coletivo no concelho foram outros temas demoradamente abordados pelo vereador, em resposta a questões que lhe foram colocadas.

Acrescentou que as lojas gourmet e as cafetarias dos pequenos minimercados também poderão vir a beneficiar excecionalmente de pequenas esplanadas para reforço dos respetivos negócios nestes próximos seis meses.

Nuno Piteira Lopes admitiu a eventualidade do encerramento de algumas ruas, transformando-as temporariamente em ruas pedonais, nalguns locais, para beneficiar a restauração e o comércio.

O atendimento presencial na CMC reabre no dia 18 com algumas restrições, e que tem sido feito online e por telefone por uma equipa dedicada.

Questionado por um pequeno empresário, Nuno Piteira Lopes admitiu a possibilidade de a autarquia, que é muito restritiva em relação a estas atividades de rua, poder permitir a abertura de algum comércio de “street food”, em locais amplos do tipo do jardim existente frente ao Casino do Estoril.

Na sua conversa com os empresários do concelho, o vereador da CMC revelou que já chegaram as 400 máquinas adquiridas pela autarquia para a produção de máscaras e que vão ser em breve colocados dispensadores deste equipamento em locais públicos de elevada frequência, como nas zonas de transportes coletivos públicos. 

Por outro lado, reiterou o apoio constante da DNA Cascais a todos os empresários e informou que as instalações desse ninho de empresas vão ser ampliadas em mais 700 m2 para acolherem mais empreendedores.

“Todos, em conjunto, faremos melhor” foi, em síntese, a mensagem final que enfaticamente o vereador quis deixar ao tecido empresarial do concelho de Cascais. S.R.S.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0