CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

COVID-19|Presidente fala sobre desconfinamento e medidas da CMC

Carlos Carreiras diz que teve "aconselhamento de estrategas militares e parceiros académicos".

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais dirigiu-se hoje aos munícipes para lhes falar sobre a próxima fase de desconfinamento, no âmbito da epidemia #covid19, tendo destacado as novas iniciativas camarárias para a combater e aos seus nefastos efeitos sobre a economia e a sociedade em geral.

Carlos Carreiras, em conversa em direto com os munícipes, fez o balanço da pandemia #covid19  e as medidas que Cascais está a preparar, nomeadamente no que respeita à reabertura faseada da economia e de vários instrumentos de solidariedade social.

No que respeita ao lançamento do projeto Cascais 1=2, a Câmara Municipal de Cascais lança uma nova plataforma de donativos, em que o valor que cada cidadão ou empresa venha a doar conte a dobrar. Assim, se alguém fizer um donativo de 5 euros, esse donativo equivale a um valor de 10 euros, a favor de quem mais precisa. A CMC assegura valor igual ao doado pelos cidadãos numa parceria com a iniciativa "Caixa Solidária".

No domínio da proteção individual, Carlos Carreiras revelou que o município vai produzir cinco milhões de máscaras que serão distribuídas a preço módico. Para o efeito, a CMC já adquiriu instalações e maquinaria para a produção maciça de máscaras individuais certificadas.

No que respeita ao âmbito do programa “O SUCESSO EM CADA ALUNO: Canal inclusivo para aprendizagem, adiantou que o mesmo entra em funções a 13 de maio, durante todos os dias da semana, às 11h00 e 15h00.

Cascais continua apoia a sua comunidade educativa mesmo durante a pandemia e já serviu 7.791 refeições a alunos do 1.º ciclo escalão A e B, em média cerca de 260 refeições diárias.

A CMC mantém 200 Hotspots para alunos do Secundário e alunos com necessidades de saúde especiais e distribuiu 300 tablets para alunos do Secundário (242 autarquia, 58 escolas) e 24 tablets a alunos com NSE.

Os sem abrigo são uma preocupação do município. Nesse sentido foram-lhes fornecidas 9.560 refeições nos dois centros de acolhimento existentes (Escolas Cidadela e Parede) e a autarquia está já a montar instalações para a sua proteção com caracter futuro.

Em relação aos TESTES COVID-19, a autarquia já está a testar a população mais fragilizada. Foram ultrapassados os 1.100 testes e em preparação está aa iniciativa de testes massivos a toda a população. Existirão 40 locais para fazer testes.

Em termos sociais e de lazer, a CMC admite que, com o desconfinamento, o Paredão e os Parques estejam abertos a partir de 18 de maio. No que se refere à reabertura das praias, Carlos Carreiras disse que ainda não está tomada nenhuma decisão. Acrescentou que o assunto será decidido de acordo com as normas a definir pelas autoridades de saúde, embora passe a ser possível a prática do surf, com as devidas medidas de afastamento social.

Para mitigar a quebra de atividade, os restaurantes vão poder ocupar algum espaço público, para compensar limitações impostas.

Interrogado sobre qual tinha sido a decisão mais difícil que tomou neste período, Carlos Carreiras salientou que as avalia por prioridades e que todas as decisões que adotou decorreram após aconselhamento de especialistas. "Tive aconselhamento de estrategas militares e parceiros académicos", adiantou.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0