CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Covid-19 | Cascais faz testes massivos em lares do concelho

Testes vão ser feitos em massa em todos os lares de idosos

Arrancou a 22 de abril uma operação de testes massivos nos lares de idosos do concelho. O primeiro local a ser testado foi a Casa do Penedo, na freguesia de São Domingos de Rana. Seguem-se mais 79 entidades.

A ação de testagem massiva vai decorrer ao longo das próximas semanas em todos os lares de Instituições Particulares de Solidariedade Social e lares privados do concelho, estando já confirmada a testagem em 79 entidades de todas as freguesias. Abrangendo mais de 2200 utentes e respetivos profissionais dos lares, esta operação implica a monitorização com repetição de testes numa segunda ronda.

Frederico Pinho de Almeida, vereador da Ação Social, confirma que esta é uma nova fase de colaboração com os lares: “iniciando a realização dos testes vamos conseguir identificar todas as situações de eventuais resultados positivos covid-19, de forma isolar todas essas pessoas precocemente. Evitamos, assim, o contacto o quanto antes e a propagação do vírus”.

“Para grande felicidade de todos, não há casos positivos nem suspeitos a registar – quer entre a população residente, quer entre os funcionários”, confirma Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, que acompanhou a ação na Casa do Penedo. “Proteger os mais velhos não é só fazer o que está certo. É fazer o que é justo. É muito claro para todos que os lares de idosos são locais muito sensíveis e que devem merecer toda a nossa atenção”.

A operação de testes massivos arrancou depois da entrega aos lares de equipamentos de proteção individual realizada nas últimas semanas e coincidiu com o dia em que os dados estatísticos recolhidos no concelho indicam que a progressão das novas infeções em Cascais está praticamente estagnada. “Boas notícias”, salienta o autarca, que deixa desde já o alerta: “Importa, porém, que ninguém baixe os braços. Temos de nos manter firmes, temos de nos manter alerta. Relaxar é dar armas a este inimigo invisível, cobarde e mortal. Ganhámos batalhas mas ainda não ganhámos a guerra”.

Saliente-se que esta ação decorre paralelamente ao Estudo da Propagação do Coronavírus no Concelho que está a incidir sobre uma amostra da população concelhia de cerca de 500 munícipes. Para o presidente da Câmara não há dúvidas: “os testes são o caminho para vencer a pandemia”.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0