CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Prevenção e Preparação para combate ao Covid-19

“Estamos na luta e continuamos na luta, cada vez com mais apoio e solidariedade que nos têm feito chegar e que eu quero agradecer. O trabalho é muito mas a nossa determinação ainda maior,” Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

No final do dia 16, o presidente da autarquia anunciou mais medidas implementadas no concelho no âmbito da prevenção e contenção do coronavírus. De forma a responder às necessidades que possam surgir a autarquia já realizou encomendas de equipamentos médicos, está a preparar espaços de acolhimento para infetados e para pessoal ligado à área da saúde, suspendeu os parquímetros e implementou medidas de segurança nos transportes públicos, tornando todos os autocarros gratuitos. Para fazer face a estas medidas, Carlos Carreiras revela que “o departamento financeiro está a criar um fundo de emergência que possa suster, do ponto de vista financeiro, todos estes encargos que estamos a assumir”.

 

Cascais tem “ampliado a capacidade de obter recursos e meios de equipamentos” revelando que, em conjunto com a Câmara Municipal do Porto e em conjugação com a embaixada da China, foi realizada uma encomenda de equipamentos que vai trazer “ventiladores e outro tipo de material absolutamente necessário e escasso para todos nós,” esclarece.

Quanto aos preparativos já em curso, o presidente da autarquia salienta que em Cascais “já temos capacidade de recursos para 1000 camas para centros de recolha e de acolhimento de infetados,” adiantando que, a 16 de Março, “são 13 os infectados, já confirmados, em Cascais, felizmente todos ligeiros”.

Números que devem aumentar nos próximos dias conforme revelam as projeções em modelos matemáticos realizados por uma equipa liderada pelo vice-presidente da autarquia, Miguel Pinto Luz. As previsões realizadas “têm vindo a acertar mas infelizmente, a acertar em quantidades que se vão acentuar nos próximos dias, daí a necessidade de correr contra o tempo e podermos antecipar esses problemas de forma a encontrar soluções a tempo,” afirma Carlos Carreiras.

Em relação aos transportes públicos os mesmos vão continuar a funcionar mas de forma diferente uma vez que tanto as carreiras municipais como as intermunicipais são agora gratuitas e os passageiros estão isentos de apresentar títulos de transporte. O autarca acrescenta ainda que, “para facilitar a deslocação mais protegida, porque não tem de ser de proximidade com ninguém, suspendemos os parquímetros”. As obras municipais também foram suspensas, de forma a proteger os colaboradores. 

De forma a poder acolher tanto os infetados como o pessoal ligado à área da saúde, Carlos Carreiras revela que já falou com o CRID e com a CERCICA que, tal como o Centro de Congressos do Estoril vão estar preparados para acolher doentes, “do mesmo modo também tem havido disponibilidade por parte de empresários para poder acolher nos nossos hotéis os médicos e pessoal ligado à área da saúde que estão neste momento na linha da frente e não quererão ir descansar a acasa. Estamos a preparar uma mega operação para poder acolhê-los, agradecendo toda a disponibilidade dos hoteleiros que já nos fizeram chegar essa sua vontade,” esclarece.

Trabalho que está a ser desenvolvido em coordenação com toda a área metropolitana de Lisboa, uma vez que, para Carlos Carreiras este é “um problema local com efeitos regionais e que tem também implicações locais e obriga a responsabilidades individuais” e acrescenta que já esteve em “videoconferência com os colegas presidentes de Câmara da área metropolitana de Lisboa, sete do 12, porque os meios técnicos assim o indicavam, para estarmos cada vez mais coordenados.”

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0