Está aqui
Utilização de Transportes Públicos em Cascais com aumento de 27%
Cascais é, desde o início de 2020, o primeiro município português com transportes públicos rodoviários gratuitos para quem viva, trabalhe ou estude no concelho. Concluído o mês de janeiro, a adesão dos cidadãos tem sido muito significativa com um aumento de 27% de passageiros face ao período homólogo.
“A mobilidade não é apenas uma necessidade, é um direito. Estes números comprovam a pertinência e sucesso da iniciativa: as pessoas querem e precisam de mobilidade e aos poderes públicos cabe oferecer respostas. Em Cascais, a gratuitidade é a primeira resposta. Estamos a trabalhar também para melhorar a qualidade de serviço, a frequência de transporte e todos os serviços que façam dos transportes públicos em Cascais uma primeira escolha para todos os cidadãos. Que façam da mobilidade uma mola para a prosperidade e coesão territorial”, aponta o presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras.
Ao todo, foram transportados 683.690 passageiros no primeiro mês do ano, uma variação positiva de 144.562 face a janeiro de 2019. Algumas carreiras conheceram variações exponenciais de frequência de utilização. Casos da “busCas Nova SBE”, com um acréscimo de 238%, do “busCas Carcavelos”, com um avanço de 184% ou da carreira 400, com um aumento de 57%.
A circular de portas abertas até final de Março, de forma a acomodar o período de subscrição do cartão “Viver Cascais”, gratuito para todos os residentes, trabalhadores e estudantes no concelho, os serviços MobiCascais registaram até ao dia de hoje 16028 pedidos de adesão.
“É importante que os cidadãos saibam que têm tempo para pedir o seu cartão e que não vão ser privados de nenhuma viagem: até março, os transportes rodoviários municipais não têm custos para os utilizadores. A partir daí, estão isentos todos os moradores, estudantes e trabalhadores que tenham feito o registo” conclui Carlos Carreiras.