CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Apresentação do Livro “O Coração do Senhor Francisco”

Livro infantil retrata a importância e o impacto do voluntariado na sociedade

A apresentação do livro  “O Coração do Senhor Francisco,” escrito por Cláudia Marques e com ilustração da cascalense Rita Correia, decorreu este domingo, 27 de outubro, no Centro Cultural de Cascais.

Ana Maria Magalhães, especialista em literatura infanto-juvenil presente na sessão, destacou que “o livro envia uma mensagem à criança no sentido de não desistir e isso tem uma importância muito grande de significado.” Para a especialista, este livro “é muito interessante” e toca em “assuntos muito delicados”. “É muito bom que alguém se debruce sobre estes problemas que os autores de literatura infantil geralmente não tratam,” acrescentou, questionando a autora sobre a razão que a leva a escrever sobre estes temas.

Cláudia Marques começou a escrever desde muito nova, entre a prosa e os versos revela que sempre gostou de o fazer, dado que esta era uma das suas formas de diversão. 

“Quando tive os meus filhos encontrei-me na escrita através das respostas às perguntas difíceis que eles fazem e às respostas que eu dava. Avaliava imediatamente se as respostas lhes serviam porque eram dadas à medida do conhecimento que eles tinham,” começou por revelar a autora, exemplificando: “Mãe, quando alguém morre para onde é que vai?.” Para Cláudia Marques “responder a esta pergunta é um problema para muitos pais” mas, para si, “todas as perguntas difíceis que eles faziam tinham uma resposta muito simples e fácil,” afirmando que foi a partir desse momento que pensou em tornar esta oportunidade em algo útil. Em 2014 lançou o livro “Onde Está a Avó?,” que trata o tema do luto na infância, e, agora lança o seu segundo livro, com o título “O Coração do Senhor Francisco.”

Ana Maria Magalhães agradeceu ainda ao professor Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, e a Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, também presentes nesta apresentação, “pela muita importância que dão à cultura. Tomam tantas iniciativas ligadas a livros, exposições, concertos, música, artes, enfim, constantemente há coisas em Cascais,” salientou.

O presidente da autarquia elogiou o trabalho de Cláudia Marques e deixou dois desafios à autora. Em primeiro que todas as Bibliotecas pudessem contar com este livro e, em segundo, que os livros fossem traduzidos para Braille, relembrando que em Cascais “temos um dos centros com maior produção de Braille, que é na CerciCa.” A autora aceitou o desafio de imediato.

Cláudia Marques foi professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é formadora em diversas áreas como biblioteconomia, literatura para a infância e voluntariado. A par da sua carreira profissional escreve em plataformas digitais, diversos blogs e na sua página intitulada “Contos com Amoras”. Também é autora do e-book “O elefante verde”, que versa sobre a homossexualidade na infância. Atualmente é Chefe de Divisão da DPAC, na Câmara Municipal de Cascais.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0