Museu da Vila renovado reabre ao público a 26 de outubro.
Localizado no edifício dos Paços do Concelho, o Museu da Vila reabre ao público sábado, 26 de outubro, às 11h00, com um espaço renovado e alargado de exposição e com mais funcionalidades interactivas para os visitantes e a entrada gratuita.
No início da visita, é o rei D. Carlos que logo à entrada, num quadro de viva voz, dá as boas vindas aos visitantes que vão iniciar um percurso que os levará a conhecer a história da Vila e do concelho de Cascais desde o Neolítico à atualidade.
Com recurso a convidativas soluções multimédia, os visitantes poderão navegar pela história de Cascais a seu gosto, fotografando-se em 1900, ouvindo num rádio dos anos 30 alguns dos maiores êxitos da música (inter)nacional, cuja história se relaciona com Cascais ou utilizando painéis interativos para descobrir a realidade do concelho durante a II Guerra Mundial.
Entre outras novidades do renovado museu, há a possibilidade de se se assistir a muitos filmes com história, cedidos pelo Arquivo Nacional de Imagens em Movimento e pelo Arquivo da RTP.
Já depois de terem passado pela Sala dos Presidentes, os visitantes mergulharão numa experiência imersiva para conhecer os esforços que Cascais tem vindo a desenvolver para se transformar numa cidade inteligente.
Neste Museu até a loja é histórica! A área de venda é, na verdade, uma antiga mercearia de meados do século XX, que foi restaurada para voltar a ganhar função.
Estes e outros factos e momentos da história da Vila e do Concelho de Cascais vão surpreender os visitantes, no próximo sábado, como as CETÁRIAS ROMANAS DE CASCAIS, tanques de uma unidade de produção e transformação de preparados piscícolas. Localizadas na Rua Marques Leal Pancada, junto aos paços do Concelho, as Cetárias Romanas passam também a ser de usufruto público, depois de terem sido recuperadas e dotadas de informação de apoio à visitação.