CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Os Arquivos Municipais são o garante da memória e identidade locais

Sabia que pode consultar a história de uma coletividade ou associação de Cascais, ou até da sua família ou empresa, sentado no conforto do seu sofá?

O acesso fácil e rápido à informação disponível sobre um conjunto de memórias locais só é possível graças ao Arquivo Histórico Digital de Cascais. Este arquivo digital disponibiliza milhares de registos, documentos e imagens que permitem reconstituir a história de um conjunto muito alargado de entidades do concelho.

O que coloca o Arquivo Municipal de Cascais, em conjunto com o de Lisboa, num patamar único de excelência, no âmbito da comunicação da informação existente e disponibilizada aos cidadãos. Esta é a grande conclusão do estudo de Gisela Garcia Gabriel, agora editado em livro – “ A Comunicação Nos Arquivos Municipais: Área Metropolitana de Lisboa” – com a chancela da editora Colibri, o apoio da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e da Câmara Municipal de Cascais.  

O Arquivo Histórico Digital é só um exemplo do importante investimento que o Município tem feito nos seus arquivos, apostando nas novas tecnologias aplicadas à Comunicação que possam responder às exigências dos utilizadores.

Saiba também que se for possuidor de registos históricos pessoais ou provenientes de uma coletividade, associação e empresa de Cascais, pode deposita-los no Arquivo Histórico depois de passarem por um rigoroso processo de digitalização e assim disponibiliza-los para toda a comunidade local, nacional ou até para todo o mundo.

Isto porque o Arquivo Histórico Municipal funciona ao abrigo do Programa PRADIM – Programa de Recuperação de Arquivos e Documentos de Interesse Municipal. Mas, também pela adesão de Cascais ao Portal Português de Arquivos o que permite que a informação não fique apenas circunscrita à área municipal, mas tenha um alcance muito maior, incluindo o estrangeiro.

Os arquivos municipais são um importante garante da identidade local. O que se preserva não são meros papéis mas as memórias ao longo de séculos. Pelo que o investimento constante na melhoria das formas de disponibilizar essa informação é uma prioridade do município.

Assim, uma das mais inovadoras tecnologias ao serviço dos arquivos está prestes a ser lançada em Cascais. O que vai acontecer durante o Encontro Nacional dos Arquivos Municipais, dia 18 de outubro. Um portal em que é possível consultar informação consolidada em rede que conste, simultaneamente, nas bases dos arquivos, das bibliotecas e do património histórico. 

No livro hoje lançado na Casa Sommer - com base no estudo dos 18 arquivos municipais da AML, Gisela Gabriel destaca, a qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo município de Cascais, neste âmbito da comunicação da informação arquivistica:

“Este é o caminho para o futuro que se prepara todos os dias com rigor”, sublinhou a investigadora, referindo-se ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Arquivo Municipal de Cascais, o primeiro município da AML a integrar a rede portuguesa de arquivos com ligação internacional e a segunda maior base de dados com registo online, depois de Lisboa. (PL)

Arquivo Histórico Digital de Cascais

 

 

 

      

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0